Psicologia e Comportamento

Ser uma “mãe chata” faz filhos crescerem mais bem-sucedidos, diz estudo

Muitas vezes pode ser que você se sinta culpada por parecer ser rígida demais com seus filhos, e pode temer que eles pensem que você é uma mãe “chata”. Estamos aqui para lhe dizer que você está indo muito bem, e saiba que os especialistas estão do seu lado, seus pequenos certamente irão lhe agradecer no futuro.

De acordo com estudo promovido pela Universidade de Essex, na Inglaterra, filhos de mães rígidas e mentalmente fortes, são mais bem-sucedidos profissionalmente do que as crianças que foram criadas por mães menos insistentes.

Pesquisadores acompanharam durante seis anos a vida de 15.500 meninas entre idades de 13 e 14 e descobriram que as meninas com as mães que estabeleceram padrões elevados na educação dos filhos tinham maiores chances de frequentar uma faculdade e ganhar salários mais altos.

Ter uma “mãe chata” também traz outro benefício, de acordo com o estudo, as mesmas meninas analisadas eram menos propensas a engravidar na adolescência. Portanto, se manter a ordem e criar regras em casa parece algo difícil e pouco popular, tenha em mente de que, no futuro, seus filhos se tornarão adultos conscientes e independentes.

Cuidado para não confundir essa rigidez com maus tratos e falta de paciência. Se você continua com dúvidas de como está educando seu filho, leia esse texto: 10 Sinais preocupantes de que você não sabe educar um filho. 

Mais textos que podem te ajudar:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Machosfera: monetização da misoginia e a falsa narrativa de que os homens são “vítimas” da sociedade – ONU MULHER

O ódio que nasce na internet não pode ser tratado como brincadeira. A violência contra…

13 horas ago

A importância da modernização das frotas empresariais em Portugal

A competitividade das empresas portuguesas depende cada vez mais da forma como gerem os seus…

1 dia ago

Final de ano: um convite ao Fechamento de Ciclo e Renascimento

O final do ano costuma ser lido como um simples ritual social, mas, na prática,…

3 dias ago

Ou assumimos que a saúde mental masculina é uma utilidade pública ou seguiremos adoecidos

A saúde mental masculina no Brasil é um tema de crescente urgência, frequentemente ofuscado por…

3 dias ago

60 anos é novo auge da inteligência, diz estudo

A História da ciência, da arte e da filosofia guarda inúmeros exemplos de pessoas cujo…

6 dias ago

“O feminismo incomoda mais do que o feminicídio porque a ideia de uma mulher morta é mais tolerável do que a ideia de uma mulher livre”

Desde que o Brasil tipificou o feminicídio em 2015, a violência letal contra mulheres deixou…

6 dias ago