Tabela criada pela blogueira Diiirce, inspirada nos princípios de Maria Montessori

A perspectiva pedagógica de Maria Montessori, famosa educadora italiana do século XIX e início do século XX, teve um impacto global e renovou muitos métodos educativos realizados até então, a ponto de “chocar” os setores do ensino clássicos e mais conservadores. Atualmente os métodos Montessori enfatizam, acima de tudo, a liberdade de aprendizagem e a responsabilidade do próprio aluno no seu processo de aprendizagem, não apenas no ambiente escolar, mas em toda a esfera psicossociocultural. 

Mas como levar esses ensinamentos também para o ambiente familiar? Como inquerir na criança a estrutura psíquica de colaboração com os deveres da casa? Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança. A maioria são afazeres domésticos. O cumprimento destas tarefas ajudará a criança pequena a desenvolver o seu pragmatismo, suas habilidades motoras e suas experiências sensoriais, fazendo-a se sentir útil e importante. A blogueira Diiirce, inspirada nos princípios educacionais de Maria Montessori, criou a seguinte tabela de atividades. Confira:

Descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em qual idade

De 2 a 3 anos:

Guardar os brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes na fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa.

De 4 a 5 anos:

Arrumar a cama, colocar roupa dentro da máquina (não ligar, só colocar), guardar as próprias roupas, guardar as vasilhas de plástico, ajudar a por a mesa, limpar a poeira de alguns móveis, regar plantas, separar o lixo para reciclagem.

De 6 a 8 anos:

Lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador em alguns cômodos, lavar parte do quintal, guardar as próprias roupas, pendurar roupa no varal de chão.

De 9 a 11 anos:

Preparar lanches rápidos, limpar a poeira dos móveis, limpar os espelhos, trocar a roupa de cama, cuidar de animais domésticos, ajudar no preparo das refeições, guardar a louça, fazer lista de supermercado.

De 12 a 14 anos:

Lavar banheiros, por roupas para lavar, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar de irmãos menores, preparar pequenas refeições, fazer compras rápidas, separar contas para pagar.

Da redação de Portal Raízes. Editado a partir dos estudos de Maria Montessori. As informações contidas neste artigo são apenas para fins informativos. Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Pois isto contribui para que continuemos trazendo conteúdos incríveis para você. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

RECOMENDAMOS






Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.