Modelo com Síndrome de Down quebra padrões e arrasa na semana de moda em NY

Portal Raízes

Se você não está muito relacionado aos tópicos da indústria da moda, a New York Fashion Week (Semana de Moda de Nova Iorque), é um dos eventos mais importantes para designers, proprietários de grandes marcas, modelos e fãs da moda.

Este ano, o desfile rompeu com estereótipos e abriu caminho para inclusão.

Sofía Jirau é uma modelo que desfilou e chamou a atenção, não só pela sua beleza, mas porque ela tem Síndrome de Down e realizou um dos maiores sonhos: desfilar por uma grande marca.

Sua mãe, Mimi González, a criou desde sempre para ser uma mulher independente; ela nunca foi uma garota superprotegida, apesar de nascer com Down. Desde criança, Sofía sonhava em modelar por marcas importantes nas passarela, ela também queria ser cantora e dançarina, razão pela qual sua mãe a matriculou na escola de modelagem de San Juan, em Porto Rico; Lá, Sofía aprendeu a andar na passarela e os principais movimentos que uma modelo precisa ter.

Sofía começou sua carreira em desfiles em 2019, com vários designers porto-riquenhos, especialmente com Kelvin Giovannie. Um ano depois, Marisa Santiago a convidou para participar do seu desfile durante a New York Fashion Week.

Em fevereiro de 2020, ele finalmente entrou em uma passarela profissionalmente e todos os olhos estavam nela e nos designs incríveis que ela vestia.

Uma grande conquista

Em sua conta no Instagram, Sofía compartilhou o quão animada se sentia por fazer do evento e o que aquilo representou pra ela:

“Eu cumpri meu sonho. Nasci para isso e quero mostrar ao mundo que tenho tudo o que um modelo precisa para brilhar. Um dia, olhei no espelho e disse: ‘Serei modelo e chegarei a Nova York’, e olha, aqui estou. Eu fiz e agora quero modelar em todo o mundo.”

Além de modelo, Sofía também é empresária e graças à Fundação Síndrome de Down de Porto Rico, ela conseguiu abrir a Alavett, uma empresa dedicada exclusivamente à venda de camisetas, carteiras, bonés e até acessórios para o lar.

Com informações Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.