Atualidades

Morre aos 95 anos a criadora do ratinho Topo Gigio

Morreu nesta quinta-feira (7), aos 95 anos de idade, a produtora e roteirista de TV italiana Maria Perego, uma das criadoras do personagem “Topo Gigio”. O falecimento foi anunciado por seu procurador, Alessandro Rossi. “Ocorreu tudo de repente. Até ontem [6] à noite, ela trabalhava em mil projetos, mas me ligaram de sua casa em Milão no início desta tarde, dizendo que ela havia se sentido mal.

Chamaram a ambulância, mas ela foi embora primeiro”, contou Rossi à ANSA.
O procurador trabalhava com Perego havia 25 anos e a enxergava “como uma mãe”. “Estou triste por não ter conseguido me despedir”, acrescentou.

Perego construiu uma sólida trajetória como roteirista de TV na Itália, mas sua carreira explodiria apenas em 1959, quando, ao lado do marido, Federico Caldura, quando criaram “Topo Gigio”, o inocente ratinho bochechudo e de orelhas grandes que conquistou crianças no mundo inteiro. Dublado no início pelo cantor Domenico Modugno e depois pelo ator Peppino Mazzullo, o personagem é presença constante na TV italiana desde então – seu atual intérprete é Leo Valli.

Sucesso desde o primeiro episódio

Desde seu primeiro episódio na televisão, ele foi um sucesso total, mas não tinha apoio em seu país de nascimento, então decidiu atravessar as fronteiras. Ele chegou ao México nos anos 70 e faz parte de várias gerações que dormiam com a música “A la bed, a bed” enquanto a tela ficava preta. Mas não apenas neste país latino-americano ele era bastante amado, nos Estados Unidos ele era especialmente amado em Nova York.

Todos que viram Topo Giggio na televisão amavam-lhe. Ele era realmente um animal engraçado e espirituoso que esperávamos ver todas as tardes. Em entrevista para Le ragazze, Perego falou de sua criação:

“Topo Gigio é um personagem ingênuo, mas com seu otimismo ele tenta justificar, inventar, entrar e levar à fantasia e ao absurdo. Está sempre no equilíbrio entre fantasia e realidade”. disse Maria Perego

Com as informações de: Uol; G1

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Adultizar uma criança é uma maneira bem eficiente de destrui-la” – Clara Dawn

Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…

2 dias ago

Reescrever a paternidade é quebrar o pacto inconsciente de repetir o passado

O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…

3 dias ago

A correlação entre a ansiedade patológica e a gastrite: o trato digestivo como espelho emocional – Soraya Aragão

A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…

5 dias ago

“Trabalhei tanto que me esqueci de estar vivo. Mas viver é a única urgência” – Rubem Alves

Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…

7 dias ago

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

2 semanas ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

2 semanas ago