Muffins anti-inflamatórios de coco e batata doce com gengibre, açafrão, canela e mel

Portal Raízes

Evitando os ingredientes inflamatórios tradicionais, como grãos processados, açúcar refinado, óleos vegetais e gordura trans, e substituindo por ingredientes anti-inflamatórios ricos em nutrientes, você terminará com um lanche saudável e saboroso.

A receita abaixo contém uma grande quantidade de batata doce do tipo beauregard, que é mais saudável e pura do que a batata doce de polpa branca, mas se você não encontrar na sua cidade, pode substituir pela batata doce comum ou inhame. Esses alimentos são muito nutritivos e uma ótima fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais.

De acordo com a nutricionista de San Diego Laura Flores:

“As batatas doces são ricas em vitamina A, vitamina B5, B6, tiamina, niacina, riboflavina e são ricas em carotenoides. São livres de gordura, relativamente baixas em sódio e têm menos calorias que as batatas brancas – embora tenham mais açúcar”.

E também, “devido às vitaminas de sua cor, a batata-doce é rica em benefícios anti-inflamatórios”.

“A batata doce – ao contrário de outros alimentos ricos em amido que elevam o açúcar no sangue rapidamente após serem consumidos – ajudará a estabilizar os níveis de açúcar no sangue”.

Por outro lado, a farinha de coco é um substituto saudável da farinha comum, e regula o colesterol, enquanto o açafrão e o gengibre combatem inflamações, bactérias e vírus.

O leite de coco contém ácidos graxos saudáveis ​​de cadeia média que podem acelerar o metabolismo e apoiar a perda de peso. Também é abundante em vitaminas e minerais, como vitaminas C, E e complexo B, ferro, selênio, cálcio, magnésio e fósforo.

Agora, veja como fazer muffins saudáveis ​​e deliciosos:

Ingredientes:

  • 1 batata-doce orgânica pequena, assada
  • ¾ xícara (chá) de leite de coco orgânico
  • 2 colheres (sopa) de azeite orgânico
  • 3 colheres (sopa) de linhaça moída em ½ xícara de água
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz integral orgânica
  • ¼ xícara (chá) de farinha de coco orgânica
  • ½ xícara (chá) de xarope de bordo puro ou mel não pasteurizado
  • 1 colher (sopa) fermento em pó sem alumínio
  • ½ colher (chá) de sal do Himalaia
  • ⅛ colher (chá) de noz-moscada
  • 1 colher (chá) de açafrão
  • ⅛ colher (chá) de cravo em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200°. Faça vários furos na pele da batata-doce usando um espeto e coloque-a em uma assadeira.
  2. Asse por uma hora. Quando esfriar, corte a batata doce ao meio, retire a polpa e coloque em uma tigela grande.
  3. Adicione a linhaça, o leite de coco, azeite e xarope de bordo (ou mel). Misture os ingredientes secos em outra tigela e adicione-os à mistura anterior.
  4. Unte uma bandeja de muffin com óleo de coco, despeje a massa uniformemente e cozinhe por cerca de meia hora a 180°.

Próximo passo, saboreie!

Receita de Higher Perspective, traduzida e adaptada por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.