O que há no envelhecimento que torna as mulheres mais plenas à medida que envelhecem, especialmente entre as idades de 50 a 70 anos?
Uma pesquisa feita na Austrália, que acompanhou mulheres por 20 anos, atribui parte disso ao fato de que as mulheres, à medida que envelheciam, vão absorvendo de forma positiva as transformações psíquico-físicas e sociais, permitindo que o seu instinto mais primitivo – o de sobrevivência – seja sempre exercitado acima de quaisquer adversidades.
Um novo estudo conduzido pela fabricante de Femal, suplemento para menopausa, na Grã-Bretanha, revelou os 20 conselhos que mulheres com mais de 50 anos gostariam de dar a si mesmas na juventude.
20% das mulheres sentiram que a vida é muito curta para se negar a consumir carboidratos; 54% gostariam de não ter se esforçado tanto para serem perfeitas, pois isso não existe; 37% afirmaram que é muito dramático passar pela menopausa e 33% acredita que você deve sempre confiar em seu instinto quando se trata de homens.
Além disso, quase todas as mulheres (95%) acreditam sinceramente na frase “A mulher de 50 anos é mais madura, mais inteligente, mais bela, mais segura e muito mais plena”.
44% das entrevistadas disseram que o marco dos 50 anos deve ser abraçado e não temido, dizendo que se sentem mais felizes e mais confiantes aos 50 anos do que em qualquer outra idade. Mais da metade delas disseram que com a autoconfiança vieram a autoestima e a sensação de satisfação na vida.
Um terço sentiu que suas amizades melhoraram à medida que envelheceram, enquanto 33% sentiram que suas vidas sexuais também melhoraram.
A pesquisa também explorou as atitudes das mulheres em relação à menopausa, descobrindo que quase 70% disseram que não sabiam o que esperar quando ela chegasse e 57% afirmando que se sentiam despreparadas.
Por fim, 77% das mulheres deixaram claro que ser mulher não é definido por seus hormônios e 78% deseja que as mulheres possam se abrir e falar sobre seus sentimentos, autoestima, sexualidade, saúde física e mental e, especialmente se informarem sobre a menopausa com total liberdade.
Foto da capa: Carolina Ferraz, 54 anos, atriz brasileira.
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…
Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…
Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…