O que há no envelhecimento que torna as mulheres mais plenas à medida que envelhecem, especialmente entre as idades de 50 a 70 anos?

Uma pesquisa feita na Austrália, que acompanhou mulheres por 20 anos, atribui parte disso ao fato de que as mulheres, à medida que envelheciam, vão absorvendo de forma positiva as transformações psíquico-físicas e sociais, permitindo que o seu instinto mais primitivo – o de sobrevivência – seja sempre exercitado acima de quaisquer adversidades. 

Um novo estudo conduzido pela fabricante de Femal, suplemento para menopausa, na Grã-Bretanha, revelou os 20 conselhos que mulheres com mais de 50 anos gostariam de dar a si mesmas na juventude.

20% das mulheres sentiram que a vida é muito curta para se negar a consumir carboidratos; 54% gostariam de não ter se esforçado tanto para serem perfeitas, pois isso não existe;  37% afirmaram que é muito dramático passar pela menopausa e 33% acredita que você deve sempre confiar em seu instinto quando se trata de homens.

Os 20 principais conselhos de mulheres com mais de 50 anos

  1. A vida é curta, então aproveite-a ao máximo – 68%
  2. Esteja presente no momento e aprecie as pequenas coisas – 55%
  3. A perfeição não existe, então pare de lutar por ela – 54%
  4. Nada é mais importante do que a família – 50%
  5. Planeje o futuro – 50%
  6. Seja sempre financeiramente independente – 45%
  7. Cuide da sua pele – 41%
  8. Inevitavelmente você vai passar pela menopausa, então saiba tudo sobre ela – 37%
  9. Coisas materiais não importam mais do que cuidar de sua saúde mental e física– 35%
  10. Confie em seus instintos quando se trata de homens – 31%
  11. Use sempre o seu direito de voto e lute sempre para não perder nenhum direito conquistado – 30%
  12. Você nunca é velha demais para usar o cabelo comprido – 25%
  13. A vida é muito curta para se negar carboidratos – 22%
  14. Nunca fique se queimando sob o sol numa espreguiçadeira – 22%
  15. Sempre coloque as amizades antes do romance – 21%
  16. Sexo melhora com a idade – 17%
  17. Seja confiante em um biquíni em qualquer idade – 14%
  18. Você ficará mais estilosa aos 50 anos – 9%
  19. Os segundos casamentos costumam ser melhores – 6%
  20. Quando os filhos saem de casa, você recupera seu casamento – 6%

Além disso, quase todas as mulheres (95%) acreditam sinceramente na frase “A mulher de 50 anos é mais madura, mais inteligente, mais bela, mais segura e muito mais plena”.

44% das entrevistadas disseram que o marco dos 50 anos deve ser abraçado e não temido, dizendo que se sentem mais felizes e mais confiantes aos 50 anos do que em qualquer outra idade. Mais da metade delas disseram que com a autoconfiança vieram a autoestima e a sensação de satisfação na vida.

Um terço sentiu que suas amizades melhoraram à medida que envelheceram, enquanto 33% sentiram que suas vidas sexuais também melhoraram.

A pesquisa também explorou as atitudes das mulheres em relação à menopausa, descobrindo que quase 70% disseram que não sabiam o que esperar quando ela chegasse e 57% afirmando que se sentiam despreparadas.

Por fim, 77% das mulheres deixaram claro que ser mulher não é definido por seus hormônios e 78% deseja que as mulheres possam se abrir e falar sobre seus sentimentos, autoestima, sexualidade, saúde física e mental e, especialmente se informarem sobre a menopausa com total liberdade.

Foto da capa: Carolina Ferraz, 54 anos, atriz brasileira.

Leia mais

 

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.