Quando resolvi escrever sobre a mulher madura, pensei em mim e em todas as mulheres de trinta, quarenta, cinquenta…não importa a idade, claro, não desmerecendo as mais novas, até porque, pretendo falar de toda vivacidade que elas possuem. A mulher madura tem um jeito todo especial de ser, ela não é ventania, ela é ar em movimento. Ela possui uma beleza peculiar que não se iguala a nenhuma outra. Pena daqueles que não sabem percebê-las!!!

A mulher madura não pega, ela TOCA. A mulher madura não come, ela se ALIMENTA. A mulher madura não provoca, ela já é PROVOCANTE. A mulher madura  não é inteligente, ela é SÁBIA. A mulher madura não se insinua, ela mostra o CAMINHO sutilmente. A mulher madura não se precipita, ela espera o MOMENTO CERTO. A mulher madura não nada, ela NAVEGA. A mulher madura não voa, ela FLUTUA.

A mulher madura não pensa em quantidade, ela prefere QUALIDADE. A mulher madura não vê, ela OBSERVA. A mulher madura não anda, ela CAMINHA. A mulher madura não deita, ela ADORMECE. A mulher madura não é pretensiosa, ela simplesmente se GOSTA. A mulher madura não julga, ela ANALISA. A mulher madura não compara, ela ASSIMILA. A mulher madura não consola, ela ACALENTA.

A mulher madura não acorda, ela DESPERTA. A mulher madura não coloca algemas, ela os deixa LIVRE. A mulher madura não enfeitiça, ela ENCANTA. A mulher madura não é decidida, ela apenas sabe O QUE QUER. A mulher madura não é exigente, ela é SELETIVA. A mulher madura não se senti velha, ela se considera EXPERIENTE. A mulher madura não se lamenta, ela tenta fazer DIFERENTE.

A mulher madura não tem medo, ela tem RECEIOS. A mulher madura não faz juras, ela deixa por conta do TEMPO. A mulher madura não tira conclusões, ela faz SUPOSIÇÕES. A mulher madura “não desce do salto”, ela tem “JOGO DE CINTURA”. A mulher madura não brilha, ela é ILUMINADA. A mulher madura não dá tchau, ela ACENA.

A mulher madura não gosta de ser vigiada, ela prefere ser ESCOLTADA. A mulher madura não é moderna, ela é ELEGANTE. A mulher madura não quer ser cobiçada, ela prefere ser DESEJADA. A mulher madura não possui sombras, ela tem AURA. A mulher madura não adivinha, ela tem PERCEPÇÃO. A mulher madura não faz sexo, ela é mestre na ARTE DE AMAR. A mulher madura não fica, ela se ENVOLVE. A mulher madura não é fácil, ela é FLEXÍVEL. A mulher madura não manda, ela ADMINISTRA. A mulher madura não aflora, ela é um constante FLORESCER.

Enfim, a mulher madura é um conjunto de todas as belezas possíveis. É mulher sensível, mas ao mesmo tempo uma verdadeira guerreira, é forte, mas é feminina, porém, muitos não possuem sensibilidade para perceber tal beleza, mas aqueles que descobrem…preferem morrer nos braços dessa tal mulher, que não é doce, mas que, simplesmente é puro MEL.

Texto de Vanessa Pena






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.