Qual é o papel do pai no desenvolvimento da criança? Segundo o pediatra Daniel Becker, não é mais só ajudar quando der, mas sim, ser presente no desenvolvimento integral da criança. Confira:

“Vamos falar de uma relação muito importante e variável que talvez não varie tanto de acordo com classe social. O papel do pai vem se firmando como importante, sendo reconhecido cada vez mais; creio até que já ultrapassamos aquela fase em que dizíamos: “Que bom que o pai ajuda, que bom que essa mulher deu sorte de ter um marido que também ajuda em casa, que ajuda com as crianças”.

Ninguém deve ajudar em nada, mas, sim, dividir o trabalho. Ninguém tem que trabalhar mais ou menos e o outro ajudar: deve-se dividir as tarefas. É mais do que obrigação do homem dividir as tarefas domésticas com a esposa e, especialmente, dividir, com a mesma, as tarefas do cuidado com o filho. Com exceção da amamentação, todas as tarefas podem ser compartilhadas.

Portanto, não existe mais o pai que ajuda: existe o pai presente e a mãe presente que trabalham juntos pelo bem da família e pelo bem da criança”.

Trecho de uma fala do pediatra Daniel Becker. Extraída de Qual é o papel do pai no desenvolvimento da criança? – Disponível na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Você pode assistir o vídeo na íntegra aqui.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.