Irritante e tantas vezes desconfortável, é o comportamento sarcástico de muitos adolescentes, mas na verdade, o sarcasmo  é uma prova de maturidade e inteligência. Mesmo porque leva anos para que o cérebro de uma criança se desenvolva e possa compreender e dominar totalmente esse mecanismo. As informações são da BBC.

Enquanto as crianças com menos de 5 anos tendem a interpretar literalmente as declarações, aos 10 anos, elas começam a entender a arte do sarcasmo. As evidências também mostram que o sarcasmo pode ajudar na criatividade e na liberação de emoções negativas.

Um estudo da psicolinguista Penny Pexman, da Universidade de Calgary, sugere que o ambiente doméstico de uma criança pode influenciar fortemente sua compreensão e uso do sarcasmo. Ela diz que a maçã sarcástica não cai longe da árvore. Sendo assim, filhos de adultos sarcásticos tendem a ser adolescentes sarcásticos.

O sarcasmo nos permite adicionar nuances muito necessárias às nossas interações, suavizando os golpes de nossos insultos ou adicionando uma provocação divertida a um elogio. Existem até algumas evidências de que isso pode nos preparar para sermos mais criativos e nos ajudar a desabafar emoções negativas quando nos sentimos deprimidos.

Seus estudos mais recentes mostraram que o ambiente doméstico de uma criança pode influenciar fortemente sua compreensão e uso do sarcasmo. Se os pais usam o sarcasmo, as crianças são muito mais propensas a desenvolver a habilidade por conta própria.

“Por volta dos quatro anos, as crianças desenvolvem a capacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa e reconhecer que a crença que alguém pode ter em sua mente é diferente da sua”, diz Pexman. O sarcasmo é complexo porque a criança deve entender a crença real do falante e as maneiras como eles pretendem que suas palavras sejam interpretadas pela outra pessoa – um processo de duas etapas que leva tempo para uma criança dominar. (Em geral, crianças com menos de sete anos acham difícil manter em mente duas ideias potencialmente opostas).

Na adolescência, muitas crianças dominam essas habilidades complexas – e talvez não seja surpreendente que elas gostem de experimentá-las e testar seus efeitos em outras pessoas. Pexman está tão convencida da importância do sarcasmo que agora começou a projetar programas de treinamento para ajudar aqueles com um senso subdesenvolvido de ironia sarcástica.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.