Psicologia e Comportamento

As avós devem ser pagas para cuidar dos netos, afirmam especialistas em parentalidade

Também conhecido como “cuidado de parentesco”, um número crescente de avós está agora assumindo o papel de babás dos seus netos, renunciando assim à tradicional relação avó/neto. Isso geralmente significa abrir mão do seu tempo de lazer, da opção de viajar e de muitos outros aspectos de sua independência. Você fica irritado com a ideia de pagar seus pais/sogros para cuidar de seus filhos enquanto você planejava usá-los para economizar o seu dinheiro?

É obrigação dos avós cuidarem dos netos?

Obrigação não é. Visto que eles já criaram os seus filhos, mas muitos avós adoram passar um tempo com netos. Essa vivência ajuda ambas as partes a se conhecerem melhor e desenvolve fortes laços afetivos, que duram a vida toda. Uma pesquisa mostrou que passar um tempo com os netos por até 15 horas por semana pode realmente ajudar os avós a se manterem em forma e saudáveis, chegando a sugerir que o convívio com os netos reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dessa forma, parece haver um consenso geral de que estar com os netos um ou dois dias por semana é uma coisa boa para todos. Onde se torna mais contencioso é quando os avós estão apoiando seus filhos para irem trabalhar cuidando dos netos por longos períodos ou até mesmo por tempo integral. Nesses casos, não é mais um prazer semanal ver os netos, mas um retorno aos dias de cuidador infantil sem folga, sem salário.

Os avós devem ser pagos pelos filhos para cuidar dos netos?

  • Os avós passam uma média de 9 horas por semana cuidando de seus netos, economizando para os pais os gastos com creches e/ou babás.
  • Os avós também contribuem anualmente com roupas, remédios, brinquedos e hobbies, dinheiro, férias…
  • 99% das babás avós não são reembolsadas por seu tempo, e algumas ainda contribuem financeiramente para o sustento das famílias.
  • A despesa com o cuidado com os netos faz com que 1/4 dos avós assumam empréstimos e fiquem endividados.

Se você planeja deixar seus filhos com seus pais ou sogros por longos períodos de tempo, saiba que sim, eles devem ser pagos. Especialmente se eles assumem a responsabilidade pela manutenção diária de uma casa, horários, refeições, lição de casa, companhia para brincar… e ainda enfrentam circunstâncias inusitadas que exijam que eles assumam o papel de mãe/pai, enfrentando assim fatores extras de estresse.

Parece justo então que os avós sejam reconhecidos e onerados pelos trabalhos prestados, já que os pais estão economizando uma pequena fortuna com creches, babás, diaristas e etc. Oferecer um salário, é o mínimo que você pode fazer por quem cuida de seus filhos.

Leia mais:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Celebrar a própria vitalidade é, em qualquer idade, um gesto político de resistência – Jane Fonda

Jane Fonda atravessou mais de seis décadas públicas sendo atriz, ativista, mulher em reconstrução. Nesse…

15 horas ago

5 maneiras de desconstruir em si mesma o mito da mulher infalível – Com Gabor Maté

Quando o corpo diz basta: o adoecimento das mulheres e o mito do normal Por…

2 dias ago

A chacina no Rio de Janeiro: sintoma de um país que naturalizou a morte do pobre como forma de governo

Na maior operação policial dos últimos quinze anos, o Rio de Janeiro amanheceu entre o…

3 dias ago

Nosso QI está diminuindo 7 pontos por geração, dizem estudos

Nos confins da era digital, vivemos uma experiência curiosa: por um lado, o mundo se…

4 dias ago

Brincar livremente com a terra é o elixir contra o sedentarismo social da infância hiperconectada

"Onde foi que você deixou a criança que brincava numa poça d’água como se navegasse…

5 dias ago

Os filhos que estamos criando hoje trocariam nossas fraldas? – Rossandro Klinjey

Em uma de suas palestras, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey compartilhou uma lembrança terna…

6 dias ago