Também conhecido como “cuidado de parentesco”, um número crescente de avós está agora assumindo o papel de babás dos seus netos, renunciando assim à tradicional relação avô/neto. Isso geralmente significa abrir mão do seu tempo de lazer, da opção de viajar e de muitos outros aspectos de sua independência.

É obrigação dos avós cuidarem dos netos?

Obrigação não é. Visto que eles já criaram os seus filhos, mas muitos avós adoram passar um tempo com netos. Essa vivência ajuda ambas as partes a se conhecerem melhor e desenvolve fortes laços afetivos, que duram a vida toda. Uma pesquisa mostrou que passar um tempo com os netos por até 15 horas por semana pode realmente ajudar os avós a se manterem em forma e saudáveis, chegando a sugerir que o convívio com os netos reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dessa forma, parece haver um consenso geral de que estar com os netos um ou dois dias por semana é uma coisa boa para todos. Onde se torna mais contencioso é quando os avós estão apoiando seus filhos para irem trabalhar cuidando dos netos por longos períodos ou até mesmo por tempo integral. Nesses casos, não é mais um prazer semanal ver os netos, mas um retorno aos dias de cuidador infantil sem folga, sem salário.

Os avós devem ser pagos pelos filhos para cuidar dos netos?

  • Os avós passam uma média de 9 horas por semana cuidando de seus netos, economizando para os pais os gastos com creches e/ou babás.
  • Os avós também contribuem anualmente com roupas, remédios, brinquedos e hobbies, dinheiro, férias…
  • 99% das babás avós não são reembolsadas por seu tempo, e algumas ainda contribuem financeiramente para o sustento das famílias.
  • A despesa com o cuidado com os netos faz com que 1/4 dos avós assumam empréstimos e fiquem endividados.

Se você planeja deixar seus filhos com seus pais ou sogros por longos períodos de tempo, saiba que sim, eles devem ser pagos. Especialmente se eles assumem a responsabilidade pela manutenção diária de uma casa, horários, refeições, lição de casa, companhia para brincar… e ainda enfrentam circunstâncias inusitadas que exijam que eles assumam o papel de mãe/pai, enfrentando assim fatores extras de estresse.

Parece justo então que os avós sejam reconhecidos e onerados pelos trabalhos prestados, já que os pais estão economizando uma pequena fortuna com creches, babás, diaristas e etc.

Oferecer um salário, é o mínimo que você pode fazer por quem cuida de seus filhos. Você está irritado com a ideia de que seus pais/sogros querem ser pagos por cuidar de seus filhos  enquanto você planejava usá-los para economizar o seu dinheiro?

Leia mais:

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.