A música não tem o poder de curar dores, mas ela tem o poder de nos transportar para um lugar onde as dores não existem. Os caminhos neuronais feitos pela música no cérebro da criança, jamais são desfeitos. Mesmo antes de nascerem, os bebês reconhecem a música e a voz afetuosa de seus tutores.

De acordo com Ibrahim H. Baltagi, professor e chefe no programa de música da Universidade Libanesa Americana e autor de uma série de livros de música para crianças, as canções de ninar na primeira fase da infância são essenciais para estimularem todas as áreas do desenvolvimento infantil e habilidades para a preparação escolar, especialmente a aquisição da linguagem, comunicação e leitura.

Cantar para a criança é, acima de tudo, criar um vínculo afetivo que dura a vida toda. A música e o desenvolvimento do cérebro infantil estão intimamente ligados, por isso, quanto mais o seu filho estiver envolvido no canto, melhor será para o seu desenvolvimento

A música inspira emoções, por isso é uma recomendação popular para acalmar e trazer paz. E é uma adição muito bem-vinda à rotina de sono da criança. A música deve ser suave, calmante e relaxante, para criar uma atmosfera harmoniosa e nutrir os padrões de sono da criança. Uma melodia, ou música familiar, é como uma sessão de musicoterapia aos ouvidos dos pequenos.

A música lenta, suave e repetitiva tem o poder de desacelerar os batimentos cardíacos e permitir uma respiração mais calma e profunda. Não subestime o poder da voz da mãe, do pai ou de qualquer cuidador enquanto canta para a criança. Uma voz cantante, calma e familiar, além de promover ternura e paz, introjeta no imaginário afetivo memórias indestrutíveis.

5 atividades de canto para impulsionar o desenvolvimento da criança

As canções infantis é uma maneira bem simples de apresentar a música à criança e você também pode inventar canções e vários sons em diferentes oportunidades.

  • Faça barulhos com objetos ou brinquedos para estimular a produção de música. há muitas coisas em sua casa para improvisar e criar sons divertidos, como pegar uma colher de pau e brincar em uma panela;
  • Você pode dançar e cantar com as crianças de qualquer idade. Comece assim que souber que está grávida e cante e dance com sua criança enquanto ela desejar cantar e dançar com você;
  • Ajude a criança a construir instrumentos musicais com materiais recicláveis;
  • Invente novas canções ou mude as letras ou os sons de canções antigas;
  • Cante fazendo as tarefas domésticas e estimule a criança a fazer o mesmo enquanto recolhe os brinquedos, guarda os livros, arruma as gavetas…

Melhores instrumentos musicais para crianças

As cordas vocais são os únicos instrumentos musicais inatos criados no ser humano. Existem outros instrumentos que podemos usar, que são: bater palmas, estalar, pisar e imitar os sons de instrumentos com a boca ou com as mãos. Os melhores instrumentos musicais que você pode comprar para seus filhos incluem versões em brinquedo de: chocalhos, glockenspiel, xilofones, maracas, piano, tambores, guitarra/violão

Benefícios da música para a saúde integral da criança

A prática de cantar ou ouvir músicas oferece uma abordagem holística e terapêutica para o desenvolvimento infantil, explorando os benefícios da música na saúde física, mental, emocional, cognitiva, social e autoestima das crianças. Integrar elementos musicais no dia-a-dia da criança promove o seu bem-estar global, proporcionando uma forma única de expressão e comunicação. Através da participação ativa em atividades musicais, as crianças podem fortalecer habilidades cognitivas, desenvolver uma compreensão emocional mais profunda e cultivar relações sociais positivas. Este método oferece uma plataforma segura e criativa para as crianças explorarem seus pensamentos, sentimentos e experiências, facilitando o crescimento e o desenvolvimento saudável.

Veja aqui 5 benefícios da música para a saúde integral da criança:

  1. Saúde Mental e Emocional: A música tem o poder de influenciar o humor e as emoções das crianças. Através de atividades musicais, as crianças podem expressar, de forma não verbal, sentimentos difíceis, como ansiedade, raiva, tristeza, baixa autoestima… bem como estimular emoções e sentimentos positivos que promoverão a autoexpressão e compreensão emocional enquanto estimula a produção de neurotransmissores de felicidade, amor, energia e paz.
  2. Desenvolvimento Cognitivo: A música envolve habilidades cognitivas complexas, como memória, atenção e processamento auditivo. Participar de atividades musicais pode melhorar inúmeras habilidades cognitivas, ajudando no desenvolvimento geral da criança.
  3. Saúde Física: A prática musical envolve movimento físico, seja através da dança, do toque de instrumentos ou da simples vocalização. Essa atividade física pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e na manutenção da saúde física geral das crianças.
  4. Habilidades Sociais: A música muitas vezes é uma atividade social, especialmente em um contexto de terapia em grupo. Durante atividades com música, as crianças têm a oportunidade de interagir umas com as outras, desenvolvendo habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação e empatia.
  5. Autoestima: A musica pode promover um senso de realização e autoconfiança nas crianças. Ao dominar novas habilidades musicais, como tocar um instrumento ou cantar uma música, as crianças podem desenvolver uma maior autoestima e autoaceitação, além de uma sensação de orgulho em suas conquistas.

Texto inspirado nos saberes do doutor Ibrahim H. Baltagi, professor e chefe no programa de música da Universidade Libanesa Americana. Ele é autor de uma série de livros de música para crianças. Publicado originalmente no site da UNICEF– Tradução e livre adaptação de Portal Raízes.

Leia também:

Tire o tablet e o celular do seu filho e dê a ele um instrumento musical






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.