Os caminhos neuronais feitos pela música no cérebro da criança, jamais são desfeitos
As canções de ninar na primeira fase da infância são essenciais para estimularem todas as áreas do desenvolvimento infantil e habilidades para a preparação escolar, especialmente a aquisição da linguagem, comunicação e leitura. Cantar para a criança é, acima de tudo, criar um vínculo afetivo que dura a vida toda.

Aprender a tocar um instrumento musical pode melhorar o aprendizado matemático e até aumentar o desempenho escolar. A música inspira emoções, por isso a música pode ser uma recomendação popular para acalmar o pequeno em paz. E é uma adição bem-vinda à rotina de sono do bebê.

A música deve ser suave, calmante e relaxante, para criar uma atmosfera calma e nutrir seus padrões de sono. Uma melodia ou música familiar torna-se como uma sessão de musicoterapia. Música lenta, suave e repetitiva irá, na verdade, desacelerar os batimentos cardíacos e permitir uma respiração mais calma e profunda. Não subestime o poder da voz da mãe, do pai ou de qualquer cuidador enquanto canta. Sua voz é familiar e o ritmo é calmante.

Melhores instrumentos musicais para crianças

Há muitas maneiras de criar música gratuitamente com seu filho. As cordas vocais são os únicos instrumentos inatos criados no ser humano. Existem outros instrumentos que podemos usar, que são a percussão, como bater palmas, estalar, pisar e dar tapinhas nas coxas.

Além disso, há muitas coisas em sua casa para improvisar e criar sons divertidos, como pegar uma colher de pau e brincar em uma panela. Os melhores instrumentos musicais que você pode comprar para seus filhos incluem tambores de brinquedo, chocalhos, glockenspiel, xilofones, maracas.

A música pode ajudar seu filho a socializar

Há algo em ouvir música ou tocá-la com outras pessoas que traz seu próprio burburinho social, fazendo você se sentir conectado com as pessoas ao seu redor. A música desde cedo ajuda as crianças a se expressarem e a compartilharem sentimentos. Mesmo em tenra idade, eles podem balançar, saltar e mover as mãos em resposta à música que ouvem.

Eles podem até criar suas próprias músicas. Eles aprendem a rir, a repetir palavras e isso os incentiva a usar essas palavras e a memorizá-las. Aprendemos sobre vários mecanismos através dos quais a música impacta a nossa capacidade de nos conectarmos uns com os outros, impactando os circuitos cerebrais envolvidos na empatia, confiança e cooperação, talvez explicando como ela sobreviveu em todas as culturas do mundo.

A música está presente em nossas vidas, em muitos aspectos. Em casa, a música pode tornar-se parte das nossas experiências quotidianas. Desde o nascimento, os pais usam a música para acalmar e acalmar os filhos, para expressar o seu amor, alegria e para envolver e interagir.

Os pais podem aproveitar esses instintos naturais aprendendo como a música pode impactar o desenvolvimento infantil, melhorar as habilidades sociais e beneficiar crianças de todas as idades. Meu conselho é começar a música com seus filhos o mais cedo possível.

Texto do doutor Ibrahim H. Baltagi, professor e chefe no programa de música da Universidade Libanesa Americana. Ele é autor de uma série de livros de música para crianças. Publicado originalmente no site da UNICEF– Tradução e livre adaptação de Portal Raízes.

Leia também:

Tire o tablet e o celular do seu filho e dê a ele um instrumento musical






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.