O apresentador Marcos Mion fez um texto emocionante sobre a sua filha Donatella, onde o artista fala especialmente com pais de meninas. Confira alguns excertos que extraímos da Revista Crescer:

“Nunca deixe sua filha crescer com dúvidas. Nenhuma. Filhas passam os primeiros anos da vida em busca de aprovação do pai. O pai é a primeira figura referência de segurança, de caráter e respeito. Além de ser o primeiro grande amor de suas vidas. A menina que passa a infância sem saber o que o pai sente sobre como ela é, sobre o que ela é capaz de fazer e, principalmente, o que ele espera para ela no futuro, cresce em estado de caos”.

“Diga com todas as letras como ela é linda. Simples assim! E a faça dizer, para ela mesma se ouvir: ‘Eu sou linda!’ Os padrões massacrantes de beleza chegam cada vez mais cedo, então, antecipe-se e explique a ela que o que torna uma pessoa bonita é a forma como trata os outros, como se aceita, como encara a vida, como ri, como se emociona… A beleza, afinal, está na alma”.

“Como homem, figura paterna, você é muito responsável pela formação de caráter e de identidade da sua filha. É com o seu exemplo no jeito de tratar a mãe dela, pela forma que trata a ela mesma. Mas também, não menos importante, por proporcionar a ela uma existência sem dúvidas em relação ao que ela é capaz de realizar, sobre ela ser legal, bonita, inteligente, responsável, educada e em relação a seu caráter”.

“Cabe a nós construir a base forte nos primeiros anos de vida. É isso que vai dar a segurança para aquela menina se tornar uma mulher corajosa. Para que ela não tenha vergonha ou medo de falar o que pensa em público, não aceite a opinião dos outros quieta ou fique sem ação diante de situações constrangedoras e intimidadoras. Você é a maior referência de confiança e proteção que sua filha tem. Sua voz vai guiá-la e dar forças para que ela enfrente o medo”.

“Não ache que você já falou demais o quanto a ama. Não ache que falou muito no aniversário dela e basta. Seja ativo. Seja o homem que ela acredita que você é. Nenhuma mulher no mundo vai te olhar com os olhos e a admiração com que ela te olha. Que bom seria se todo homem tivesse uma filha. Não teríamos chegado a esse ponto de precisar lutar pela igualdade. Porque poucas coisas mudam um homem como uma filha”.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.