Peru elimina impostos sobre os livros para incentivar a leitura

Portal Raízes

O Congresso do Peru aprovou a extensão, por três anos, da isenção do imposto geral  sobre as vendas de livros e produtos editoriais, equivalente a 18%, num incentivo à leitura.

O projeto, que pretende democratizar o livro e fomentar a leitura, foi aprovado, numa primeira votação, por 80 votos a favor, nenhum contra uma abstenção; foi reafirmado numa segunda votação e ficou livre para a promulgação pelo Presidente da República.

Segundo o diário peruano El Espectador, esta medida procura incentivar a indústria editorial dedicada à edição, publicação, distribuição, importação e venda de livros e produtos editoriais parecidos.

Entre 2003 e 2012, o valor agregado bruto da impressão e edição de livros cresceu a uma taxa média de 8,3%, superior à taxa de crescimento observada nos anos anteriores, que se situou nos 3,5% anuais.

Esta norma é válida até 31 de dezembro de 2018, podendo então, eventualmente, continuar a ser estendida.

FONTEGazeta do Rossio
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.