Pesquisadores desenvolvem pulseira que permite que as pessoas controlem seus sonhos

Pesquisadores do Instituto Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) desenvolveram uma pulseira que oferece aos usuários a possibilidade de escolher com o que eles vão sonhar. Batizada de “Dormio”, a tecnologia ainda não está no mercado, mas poderá chegar às vitrines em breve. As informações são do Tecmundo.

Para verificar o desempenho do dispositivo, os desenvolvedores realizaram testes em 50 pessoas. Os resultados, publicados em agosto na revista científica Consciousness and Cognition, revelaram um índice de sucesso de 67%.

Como o Dormio funciona?

A pulseira é conectada a um aplicativo, que grava e reproduz áudios com uma única função: induzir o cérebro a sonhar algo específico. Para tanto, eles são reproduzidos duas vezes, a primeira delas acontece enquanto o usuário se prepara para dormir.

Através de alguns sensores, a pulseira identifica os batimentos cardíacos, a posição dos dedos e outros aspectos que são importantes para identificar estágios do sono. Uma vez que o usuário atinge a hipnagogia, estágio inicial no qual ainda é possível ouvir o mundo exterior, o Dormio é ativado.

Neste momento, o áudio é tocado pela segunda vez. No estudo realizado pelo MIT, os participantes gravaram “Lembre-se de pensar em uma árvore”. Alguns minutos depois, eles foram acordados com o aviso “Por favor, me diga o que você estava pensando”. Este ciclo se repetiu algumas vezes.

Ao final do teste, mais da metade dos participantes confirmaram que sonharam com árvores e, a cada ciclo, o sonho ficava mais complexo.

Benefícios da invenção

Além da possibilidade de escolher o conteúdo do sonho, o Dormio pode ser útil para o desenvolvimento cognitivo dos usuários, segundo o co-autor Adam Haar Horowitz. Pesquisas anteriores já comprovaram, por exemplo, que sonhar em diferentes idiomas facilita seu aprendizado.

O também co-autor Pattie Maes acredita que a tecnologia “tem potencial para alavancar novas tecnologias comerciais que vão além do rastreamento do sono” e garante que a pulseira será vendida em um futuro próximo.

As informações são do Tecmundo.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Mesmo em repouso, quem convive com fibromialgia gasta energia como se estivesse numa maratona

Quem convive com fibromialgia ou dor crônica sabe bem como é acordar cansado, mesmo depois…

1 semana ago

O programa de 8 semanas para o bem-estar emocional, segundo médico de Harvard

Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…

2 semanas ago

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo, diz a neurociência

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…

3 semanas ago

“Aceitar o meu TDAH me fez parar de lutar contra mim mesma” – Ana Beatriz Barbosa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…

3 semanas ago

“Amar os filhos é também de dizer NÃO ao que tem que ser recusado” – Cortella

No âmago da criação, estamos imersos num paradoxo: amar significa acolher, mas também recusar. Essa…

1 mês ago

Depressão e o Esquema de Fracasso: quando a infância deixa marcas na vida adulta

A depressão é um distúrbio do humor que vai muito além da tristeza passageira. Ela…

2 meses ago