Plantas para dentro de casa que são boas para a saúde

Portal Raízes

Formaldeído, monóxido de carbono, o tricloroetileno e amônia são toxinas que podem estar presentes no ar da sua casa, de acordo com um estudo da NASA. É por isso que é bom ter grandes ajudantes do nosso lado, e as plantas de interior podem absorver até 90% desses poluentes e outros produtos químicos.

As plantas de interior são muito mais do que decorações verdes, por isso queremos compartilhar com vocês uma lista de plantas que são muito benéficas para a nossa saúde. Confira:

1. Jasmim

Jasmim tem um grande efeito na nossa saúde mental porque tem um produto químico que alivia a ansiedade, trata as alterações de humor, melhora a qualidade do sono e, em grandes quantidades, aumenta a imunidade e até a libido.

2. Planta aranha

As plantas-aranha são excelentes combatentes contra o formaldeído, o monóxido de carbono e outras impurezas tóxicas do ar. Esses contaminantes vêm em sacos de papel, papel encerado, guardanapos, painéis de madeira compensada e tecidos sintéticos. Se você não é sabe cuidar muito de plantas, essa é perfeita para você, pois não requer muitos cuidados.

3. Lírio da paz

Os lírios da paz são ótimos para a decoração da casa porque, no verão, têm lindas flores brancas. No entanto, isso não é tudo que eles podem nos dar. Esta planta de interior é profissional quando se trata de retirar poluentes do ar, absorvendo amônia, formaldeído e tricloroetileno, tornando o ambiente interno mais limpo. Também produz pólen e um perfume floral (tome cuidado se você tiver alergias relacionadas ao pólen).

4. Cobra

A planta cobra é ótima para o quarto, pois é conhecida por melhorar a qualidade do ar interno. Elimina todos os tipos de toxinas, incluindo tricloroetileno, formaldeído, tolueno, benzeno e xileno. Para otimizar o processo de purificação do ar, você provavelmente precisará de mais de uma. Considerada uma das mais fáceis de cuidar, a planta cobra precisa de luz solar indireta.

5. Alecrim

O alecrim é conhecido principalmente como uma erva que melhora a concentração e a memória. Ele também é usado para aliviar dores musculares e estimula os sistemas imunológico e circulatório. Como um bônus, as folhas frescas podem ser usadas na culinária.

6. Hera inglesa

A hera inglesa purifica até 90% do bolor transportado pelo ar, que pode provocar alergias. É por isso que ajuda as pessoas com asma a respirar melhor à noite e a ter um sono reparador. Esteja ciente de que a hera é venenosa se comida por animais de estimação e crianças pequenas.

7. Lavanda

A lavanda, em planta ou em sachê, ajuda a aliviar o stress e a insônia, além de acalmar a inquietação, o nervosismo, a ansiedade e a depressão.

8. Aloe vera

Aloe vera é famosa por seus efeitos curativos, pois suaviza e hidrata a pele irritada e trata queimaduras solares e feridas causadas pelo frio, psoríase e até herpes labial.

9. Pothos de ouro

Pothos de ouro são ótimos para remover substâncias químicas como o triclorometil do ar. Esses tipos de elementos são encontrados principalmente em cola, tinta e detergente. Esta planta é muito resistente e difícil de matar, será uma ótima escolha para começar a cultivar seu próprio jardim interno.

10. Bromélias

As bromélias absorvem até 90% dos produtos químicos tóxicos, como o benzeno. Espaços iluminados e ensolarados são perfeitos para eles.

11. Gerbera

Recentemente, a NASA chamou a gerbera de “a melhor planta” para remover o benzeno do ar interno e produzir oxigênio à noite. De acordo com o Instituto Pulmonar, isso ajuda quem sofre de insônia e apneia do sono.

12. Samambaia de Boston

Diz-se que a samambaia de Boston é um ótimo umidificador natural. Também ajuda a purificar o ar e a combater o formaldeído e outras toxinas indesejadas. As samambaias são fáceis de crescer e preferem a luz solar indireta; apenas verifique o solo diariamente para ter certeza de que está molhado.

13. Azaleia

Além de ter uma bela flor colorida, as azaleias melhoram o ar interno ao absorver produtos químicos. Certifique-se de mantê-las respingadas de água, pois gostam de ficar em um ambiente úmido.

14. Filodendro

Os filodendros são bem conhecidos por filtrar produtos químicos tóxicos, como xileno e ar de formaldeído. A planta gosta de áreas com pouca luz e não requer muitos cuidados, mas pode ser perigosa se for comida por crianças pequenas ou animais.

Você tem alguma dessas plantas em sua casa? Você conhece alguma outra que possamos adicionar à lista? Adoraríamos ler o que você pensa nos comentários abaixo!

Fonte: Ótimo, via El Librero de Gutenberg

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.