Um sobrinho muda a sua vida: não é um filho, mas é uma parte de você

Portal Raízes

A chegada de uma criança muda a vida em tantos sentidos que se estivesse a enumerar todos nunca mais sairia daqui. No geral, vai trazer esperança, união e o chamado amor incondicional por parte dos pais. Mas não só é para os pais que tudo muda, toda a família e amigos ao redor vibra com este novo membro da família, em particular os tios e tias, pois eles vão poder dar carinho sem ter de acordar durante a noite para dar de mamar ou trocar a fralda.

Os tios são extremamente importantes na vida das crianças, mesmo que sejam os tios “emprestados”, aquele(a) melhor amigo(a) que todos nós consideramos como irmão(ã), pois eles podem transmitir um pouco mais de leveza à vida das crianças. Eles acabam por mimar sem ter de impor regras a toda a hora e isso é preciso para que não seja pessoas extremamente automatizadas.

Mas não só os tios são importantes para a vida das crianças, um sobrinho também pode trazer muitas vantagens à vida do seu tio:

1 – Ele vai te ensinar o significado de amor incondicional

Quando vires o teu sobrinho pela primeira vez, não vais resistir. Uma criança tão pequenina e indefesa, só vais desejar que tenha tudo aquilo que merece e fazer de tudo para que se sinta em segurança e amado. E isso sim, é amor incondicional, quando não esperas nada de volta a não ser a felicidade do pequeno bebê.

2 – Ele fortalece os laços entre a família: 

Por muito que hajam incompatibilidades e problemas no seio de familiar e de amigos, a chegada de um novo membro acaba sempre por unir as pessoas. Os pais vão andar exaustos e precisam da ajuda dos tios para por vezes cuidarem do bebê.

3 – A primeira vez que te chama de “tio(a)”

Tal e qual como os pais, assim que a criança começa a dizer a primeiras palavras só querem ouvir “mãe” e “pai” e quando ouvem pela primeira vez é uma emoção, O mesmo acontece quando os tios ouvem pela primeira vez “tio(a)”.

4 – Vai fazer com que se sinta especial

O carinho que um sobrinho dá aos tios e a cumplicidade que se vai criando entre eles, faz com que te sintas parte da vida dele. Por norma os sobrinhos adoram os tios, saltam-lhes para o colo, querem estar com eles e fazem birras quando o tio tem de ir embora. Isso permite-te perceber que és importante para ele.

5 – Desperta a criança que há em nós 

Os pais nem sempre estão com disposição para as brincadeiras, mas o tios normalmente alinham em tudo para poder usufruir do tempo que passam com a criança. Uma vez que a imaginação das crianças é incalculável, eles inventam brincadeiras para podermos alinhar e inconscientemente já estamos ali a brincar com eles como se fossemos da mesma idade e a falar como eles.

6 – Vai ser a tua nova obsessão

Não no mau sentido, mas sim vais andar com o telemóvel cheio de fotos do teu sobrinho, e sempre que calhar em conversa vais mostrar as mil e umas fotos aos teus amigos. Além disso tu não queres perder nada sobre a vida do teu sobrinho e se isso significar teres o telemóvel com centenas de fotos tu nem te vais importar.

7 – Vai te fazer se sentir orgulhoso(a)

Como acontece com os pais que se sentem super orgulhosos do seu filho, tu vais sentir exatamente o mesmo. A cada vitória que ele tenha no seu percurso de vida tu vais falar dele com orgulho como se fosse teu filho.

Ser tio é uma sensação única, portanto se os teus irmão ou amigos te deram esse presente aproveita, porque ser pai exige muitas mais responsabilidades.

Fonte indicada: Mulher Contemporânea

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.