Visando a valorização da rica e milenar cultura indígena, a Unesco acaba de disponibilizar, gratuitamente, 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural dos índios da América Latina e Caribe. Disponibilizados em uma playlist no YouTube da organização, a seleção do Festival de Cinema Indígena Online, tem como foco a preservação da diversidade desta cultura, cada vez mais ameaçada e abafada.
Os filmes foram feitos por diretores de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru. Os principais assuntos abordados foram meio ambiente, educação, consumo sustentável, preservação do patrimônio cultural e natural, e o empoderamento das mulheres indígenas.
Somente no Brasil, atualmente existem mais de 150 línguas e dialetos indígenas. A triste notícia é que as línguas nativas de tribos indígenas estão entre as mais ameaçadas de extinção no mundo, dado que nos relembra a importância de manter este legado. Diversas destas línguas estão presentes no acervo, disponível no Youtube com legendas em inglês e espanhol. Preservar este patrimônio é preciso, e mais do que isso, é urgente.
Confira as obras da mostra clicando aqui ou abaixo:
Foto de capa: The Brasilians
Quem convive com fibromialgia ou dor crônica sabe bem como é acordar cansado, mesmo depois…
Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…
A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…
No âmago da criação, estamos imersos num paradoxo: amar significa acolher, mas também recusar. Essa…
A depressão é um distúrbio do humor que vai muito além da tristeza passageira. Ela…