Visando a valorização da rica e milenar cultura indígena, a Unesco acaba de disponibilizar, gratuitamente, 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural dos índios da América Latina e Caribe. Disponibilizados em uma playlist no YouTube da organização, a seleção do Festival de Cinema Indígena Online, tem como foco a preservação da diversidade desta cultura, cada vez mais ameaçada e abafada.
Os filmes foram feitos por diretores de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru. Os principais assuntos abordados foram meio ambiente, educação, consumo sustentável, preservação do patrimônio cultural e natural, e o empoderamento das mulheres indígenas.
Somente no Brasil, atualmente existem mais de 150 línguas e dialetos indígenas. A triste notícia é que as línguas nativas de tribos indígenas estão entre as mais ameaçadas de extinção no mundo, dado que nos relembra a importância de manter este legado. Diversas destas línguas estão presentes no acervo, disponível no Youtube com legendas em inglês e espanhol. Preservar este patrimônio é preciso, e mais do que isso, é urgente.
Confira as obras da mostra clicando aqui ou abaixo:
Foto de capa: The Brasilians
Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…
O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…
Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…
The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…
No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…
Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…