Esta foto é sua? Por favor, entre em contato.

Irmãos mais velhos têm Q.I. mais alto e a “culpa” é dos caçulas, diz ciência

Portal Raízes

Se você sempre teve ciúmes do seu irmão mais novo e acreditou que ele levava vantagem em tudo e recebia mais mimos dos seus pais, saiba que agora pode minimizar esse sentimento: um estudo científico descobriu que irmãos mais velhos têm Q.I. mais alto, ou seja, são mais inteligentes, e a “culpa” é do caçula.

Irmãos mais velhos são mais inteligentes?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Leipzig, Alemanha, e divulgado pelo site do jornal Daily Mail, a diferença de Q.I. (quociente de inteligência) entre o irmão mais velho e o mais novo é de 1,5 ponto.

Mas, afinal, por que os mais velhos são mais inteligentes? Dois fatores diferentes poderiam explicar o fato.

Em primeiro lugar, o irmão mais velho seria “mais inteligente” porque se beneficiariam da atenção total dos pais, até a chegada do caçula, tendo assim maiores chances de desenvolver o aprendizado.

O outro motivo seria a “responsabilidade” que o mais velho tem na criação do irmão mais novo. É que naturalmente eles oferecem ensinamentos aos irmãos menores e, por isso, os mais velhos acabam melhorando seu quociente de inteligência.

Para a conclusão do estudo, os pesquisadores avaliaram dados de mais de 20 mil pessoas adquiridos em testes realizados com famílias de até 5 pessoas, incluindo os pais, que contavam com avaliação de personalidades e Q.I. dos indivíduos.

Texto de Paulo Nobuo publicado originalmente em Vix – Site que recomendamos a visita. 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Portal Raízes
Portal Raízes Jornalismo Cultural

COMENTÁRIOS