Google imagens

A leitura é uma forma de felicidade que só está ao alcance das mentes mais livres

Eu sou muitas coisas, sou alguém que aprende a viver com humildade para  enriquecer-me a cada dia. Sou também quem procura um caminho completamente iluminado para tentar aprender não apenas com os meus erros, mas com meus triunfos.

Procuro me rodear das pessoas de quem gosto.  Desfruto o aqui e o agora. Dou-me licenças, sou cuidadoso, abraço com força a minha realidade, mas me delicio com minhas noites de leitura para viver outras, para calçar outros sapatos. Porque também os livros fazem parte da minha vida.

A leitura é uma forma de felicidade que só está ao alcance das mentes mais livres. Aquelas que são capazes de se desvestir de suas preocupações diárias para atravessar a barreia do conhecimento, da paixão, do deleite e adentrar aos mais sublimes mistérios.

Quem ama a leitura adora o cheiro dos livros e quem adora ler sempre fecha com tristeza a última página de seu exemplar quando termina de ler. Ainda bem que isto não é permanente, porque para cada história que termina abre a cortina de mil mundos nas páginas marcadas pelos mares das letras. E as cortinas de um mundo se abrem com um livro novo.

Você é o resultado de suas experiências e de suas leituras 

Você duvida? Como ávido leitor que é, deve saber que a sua identidade, sua personalidade e sua razão de ser não se formaram apenas com todas as suas experiências, por mais ricas e variadas que sejam. Suas horas de leitura também modelaram a verdadeira personalidade que tem agora.

A leitura é uma mansão com múltiplas janelas. Quem é curioso e se aventura e se soma a todas elas  para obter a aprendizagem da vida que não deixa marcas de dor, mas firmes pegadas de conhecimento.

Se existe algo que temos claro é o modo em que os livros chegam até nós. Pode ser que gostamos de leitura porque temos livros em nossa casa ou porque os pais foram a sua referência. Também é possível que se deixou levar por um título ou um autor em particular e que, de alguma forma, lhe abriram as portas para o prazer indiscutível da leitura.

Entretanto, recordamos com especial carinho as primeiras histórias da infância ou da adolescência. Descobertas memoráveis que forjaram o que somos. Sabemos que o livro que gostamos de ler, que a nossa casa se tornou pequena diante dos castelos de histórias onde o tempo e os povo brilham. Já parou para pensar nas maravilhas que os livros nos trazem?

  • A leitura é uma forma de liberdade diária que nos oferece refúgio ao estresse ou às preocupações.
  •  Ler é o  modo mais efetivo para acumular reserva cognitiva. No dia seguinte à leitura nosso cérebro estará cheio de múltiplas conexões, tão fortes como o mais forte dos músculos. A leitura é  capaz de diminuir o impacto de possíveis doenças.
  •  O prazer da leitura é a melhor herança que podemos oferecer aos nossos filhos.
  •  Os livros nos roubam lágrimas, sorrisos e, inclusive, infundem o terror. Mesmo assim, agradecemos por todas essas emoções intensas porque é também uma forma de vida; fazem parte da nossa existência.
  •  Muitos pensam que quem passa o dia lendo foge da realidade. Não é certo pensar assim. Quem não lê foge do próprio conhecimento e se torna escravo de suas próprias limitações e se torna refém das opiniões alheias.

A leitura é uma excelente terapia para o dia a dia

Todos nós temos momentos em que nos sentimos vazios. Todos atravessamos momentos difíceis e experimentamos as dúvidas existenciais que nos rodeiam. Nem sempre podemos resolver. Os livros são uma fonte acessível a muitas dessas questões. O livro também pode nos servir como autênticas ferramentas terapêuticas.

Se está em dúvida, se tem desejos de adquirir conhecimento, não se limite a encontrar resposta em um único livro. Vá a todos os que estão ao seu alcance e melhore o seu senso crítico. Nessas ocasiões, não existe uma única verdade, mas aquela certeza de que aquilo que nós necessitamos a alcançaremos em dado momento.

A leitura é uma forma de questionarmos a nós mesmos.  Nessas ocasiões  nos colocamos na pele de outros personagens que no ajudam a vivermos as mesmas situações.  Comentários úteis e atitudes que podem servir de saídas ao que buscamos.

A leitura também oferece sentido à existência

  • A vida nos oferece experiências e aprendizagens, mas os livros são baús de conhecimento cotidiano com os quais podemos contrastar informações, dados e sobretudo, emoções.
  • Toda emoção experimentada na página de um livro é uma marca em nosso cérebro. Tão forte que será capaz de perdurar para sempre. Nos ensinam, nos socorrem e nos obrigam, às vezes, a ver a realidade com outros olhos.
  • Ler é também um convite à vida. E aí está uma de suas  maravilhas terapêuticas que pode nos tirar de nossas tristezas cotidianas para nos fazer sentir curiosidade por coisas que até então não havíamos percebido.

Os livros livros ajudam aos filhos amadurecer e aos adultos a ser criança de novo. São uma chave simples que podemos guardar no bolso para pegarmos a hora que precisarmos, são nossos amigos da mesinha de cabeceira e companheiros confiáveis em noites de tormenta.

A leitura abre os seus olhos,  ilumina a sua   mente e faz vibrar o seu coração. É o legado mais nobre que a humanidade nos deixa e que por sua vez devemos transmitir aos outros. É uma aventura apaixonante que nunca termina.

Tradução livre via La mente es maravillosa

COMPARTILHAR
Portal Raízes
Raízes Jornalismo Cultural - Portal, Revista Impressa e Programa de Televisão




COMENTÁRIOS