10 dicas para não deixar que a pandemia estrague seus planos

Portal Raízes

Estamos vivenciando essa pandemia que parece não ter fim. Estamos vivenciando essa pandemia que parece não ter mais fim e por conta disso estamos sem esperança e receosos de que nossos planos não sejam alcançados. O final de 2020 está chegando, e dessa forma estranha de sobrevivência não sabemos ao certo o que levaremos de bom. Isso nos deixa ansiosos e sem esperança. Por isso, quando perdemos a direção e a esperança, precisamos impôr um novo sistemas de comportamento a nós mesmo. Esse sistema nos ajudará a reorganizar as ideias e voltar a planejar a vida pós-pandemia.

Assim, listamos 10 dicas para não deixar que a pandemia estrague seus planos. Confira:

1 – Priorize os desejos e Não despreze suas metas:

Não seja o seu maior inimigo, não pratique a autossabotagem. Se você estabelecer metas, se obrigue a cumpri-las. No começo será difícil, mas depois se tornará natural e sem sacrifícios. Faça uma lista de desejos: metas a serem cumpridas e vá selecionando com um marcador aquelas que não podem ser procrastinadas de modo algum. Depois se obrigue a cumpri-las.

2 – Esteja aberto a mudanças, elas podem ser positivas:

Muitas vezes sonhamos com algo e lutamos tanto por ele, mas depois descobrimos que aquilo não fazia tanto sentido assim. Por isso, não descarte a possibilidade de mudar os planos, de estudar outras formas, de ouvir outros conselhos, de mudar da água para o vinho.

3 – Discrimine seus objetivos e faça-o por etapas:

Uma meta inalcançável se torna muito mais possível se você dividi-la em pequenos passos. Por exemplo, se vai fazer uma viagem liste passo a passo o que precisa fazer: consultar o clima (ok); consultar condições das estradas (ok); fazer revisão no carro (ok)…

4 – Estabeleça prazos:

Na lista de desejos e metas, estabeleça prazos para realiza-los e se obrigue a cumpri-los. Se não conseguir, revise a lista de prioridades.

5 – Use o seu tempo organizadamente:

Na correria do dia a dia, é fácil se desorganizar e acabar sem tempo ou sem energia para se dedicar à sua meta. Resolva esse problema colocando uma alerta na sua agenda do celular, um horário em que você possa descansar e se concentrar no seu projeto.

6 – Se obrigue a não procrastinar:

Lembra do ditado, ‘nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje’?, então, a procrastinar é uma autossabotagem que sempre nos impede de alcançar nossos objetivos. Se obrigue a fazer hoje o que não precisa deixar para amanhã. Prefira encarar a tarefa de uma vez por todas. Será uma a menos.

7 – Não tente tudo sozinho, peça ajuda:

Alguns objetivos precisam de auxílio para serem conquistados, seja de um profissional, de familiares ou amigos. Não tenha vergonha de pedir ajuda para o seu projeto.

8 – Compartilhe suas metas com quem te respeita e te admira:

Por mais que a gente se sinta irrelevante na vida, há sempre alguém se inspira em nós. Por isso precisamos observar nossas escolhas com responsabilidade. Assim que você estiver confiante com suas metas e já estiver avançando por elas, compartilhe-as com alguém que possa se inspirar a fazer o mesmo.

9 – Comemore o cumprimento das metas:

Nossa vida é feita de “só por hoje”. Só por hoje eu vou cumprir essa meta aqui; Só por hoje eu vou realizar esse desejo aqui; Só por hoje eu vou pensar positivamente na minha jornada… Depois de 30 dias de “Só por hoje”, faça um bolo bonito, convide alguém que lhe respeita e admira e, com essa pessoa, comemore. Comemore sozinho se preferir, mas comemore, você merece.

10 – Colha o dia:

A empolgação de realizar o seu sonho no futuro pode estar impedindo você de viver o agora. Isso é muito comum de acontecer, principalmente quando você está prestes a concluir uma meta. Para não cair nesse erro, tente prestar mais atenção ao momento presente, que é, na verdade, tudo o que temos de fato. Colha o dia, como se fosse um morango à beira do precipício.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram Youtube.

Matéria exclusiva para o Portal Raízes. É proibida a reprodução parcial, ou total, sem a nossa prévia autorização.(Lei Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.