Levantar-se quando você está para baixo é mais fácil falar do que fazer. Esteja você tendo um dia ruim no trabalho, lidando com uma situação pessoal ou se sentindo impotente após as notícias recentes, todos nós temos dias em que sentimos que todas as probabilidades estão contra nós. No entanto, se há uma coisa que eu tenho certeza, é que os filmes podem ser a maior forma de remédio. Contar histórias tem uma maneira de envolver o público, abrindo a mente das pessoas e fornecendo uma perspectiva totalmente nova da vida. Existem tantos filmes que podem lhe dar esperança em sua vida cotidiana – e além.

Quer um filme seja baseado em uma história real ou esteja abordando um terreno completamente novo, há uma coisa que todos os filmes parecem ter em comum: a capacidade de fazer seu público sentir algo . Conectar-se a um personagem em um filme pode ajudá-lo a ver a vida através dos olhos de outra pessoa, ou pode até mesmo refletir sua vida de volta para si mesmo. Ao fazer isso, o filme pode fazer você se sentir completamente diferente – e esperançosamente mais motivado – do que no começo. Aqui estão alguns filmes inspiradores que certamente lhe darão a esperança de que você precisa agora.

1 – A Menina índigo (2017): Filme brasileiro. Disponível na Netiflix: Sofia (Letícia Braga) é uma garota de 7 anos que tem enfrentado problemas na escola, por não se interessar nas matérias ensinadas. Após se trancar em uma sala e pintá-la por completo, seu pai (Murilo Rosa) é chamado ao local. Meio afastado dela devido ao trabalho como jornalista, ele se reaproxima após o pedido da própria Sofia para que more com ele. Aos poucos, ele percebe que Sofia possui é não só uma criança bastante espontânea que se manifesta através da pintura, mas que também possui o dom de curar pessoas doentes (Crítica de Adoro Cinema).

2 – Perdoai-nos as nossas ofensas: Disponível na Netflix. Curta metragem de 14 minutos. Na década de 1930, o nazismo se espalha pela Europa e aterroriza milhões de vidas. Durante os tempos sombrios, um garotinho (Knox Gibson) do ensino fundamental que possui deficiência física no braço direito se torna um alvo dos nazistas. Para sobreviver à perseguição constante, ele precisa tomar uma decisão de grande risco (Cinema 10).

3 – O menino que descobriu o vento: Disponível na Netflix. Um esforçado jovem do Malawi está constantemente querendo aprender coisas novas. Criativo para resolver problemas, ele cansa de ver seus amigos do vilarejo passando dificuldade e resolve construir uma turbina que funciona com o vento(Cinema10).

4 – O menino que descobriu o vento: Disponível na Netflix. Quando uma terrível seca atingiu o pequeno vilarejo onde William Kamkwamba vivia, no Malaui, sua família perdeu todas as safras da estação, ficando sem ter o que comer ou vender, impossibilitando também a continuidade dos estudos de William. Assim, o garoto começou a explorar os livros de ciências na biblioteca de sua aldeia e foi lá que teve uma ideia que mudaria a vida de sua família para sempre: construir um moinho de vento. Construída com ferro-velho e peças usadas de bicicleta, a incrível criação de William levou eletricidade para casa, o que ajudou a família a bombear a água de que precisavam para cultivar a terra.

5 – Extraordinário: Disponível na Netflix. Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta (Adoro Cinema)

6 – Trash – A esperança vem do lixo: Disponível na Netflix. Rio de Janeiro, Brasil. Gardo (Eduardo Luís) e Raphael (Rickson Tevez) são garotos que vivem em um lixão e sempre buscam algo valioso entre os restos despejados no local todo dia. Um dia, Raphael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo. Entretanto, logo surge o policial Frederico (Selton Mello), que está justamente procurando a tal carteira a mando de um candidato a prefeito, Santos (Stepan Nercessian). Os garotos não revelam que a encontraram e pedem ajuda a Rato (Gabriel Weinstein), também morador do lixão, para que possam descobrir o que ela tem de tão importante. É quando percebem que, através de uma chave, embarcarão em uma verdadeira caça ao tesouro (Adoro Cinema).

7 – O Segredo – Ouse Sonhar: Disponível na Netflix. A trama acompanha a história de Miranda Wells (Katie Holmes), uma viúva com três filhos que está cheia de dívidas e que parece cercada por circunstâncias nada favoráveis sobre o seu futuro. Contudo, após um leve acidente de carro ela conhece Bray (Josh Lucas), um homem que logo parece ter uma filosofia de vida diferente de tudo o que ela já viu: poder do universo para entregar o que queremos.

8 – O Impossível – Disponível na Netflix. O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos (Adoro Cinema).

9 – Mãos Talentosas – A História de Bem Carson (2009): Disponível na Netflix. O longa conta a história real de Bem Carson (Cuba Gooding Jr.), que nasceu em Detroit e teve uma infância repleta de preconceito e sem perspectiva. Devido ao incentivo de sua mãe, ele não desistiu dos estudos e conseguiu se formar em medicina. O neurocirurgião é um dos médicos mais reconhecidos do mundo (O Fuxico).

10 – O lado bom da vida: Disponível na Netflix. Depois de perder a casa, o emprego e a esposa, Pat fica deprimido e acaba sendo internado num sanatório por oito meses. Ao sair, vai morar com seus pais, buscando gradativamente reconstruir a vida. Os novos rumos são reorientados quando ele conhece Tiffany, uma garota misteriosa que também tem lá os seus problemas (Papo de Cinema).

 

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.