14 sinais de que sua alma está exausta e morrendo

Portal Raízes

Todo mundo passa por períodos na vida em que se sente extremamente estressado e sobrecarregado. Você observa as pessoas ao seu redor e se pergunta como elas conseguem ser tão serenas. Você também é uma pessoa forte, mas quando atinge um ponto de ruptura sua alma começa a emitir alguns sinais. A sua alma tem um desejo por liberdade criativa, expressão, amor e alegria. Contudo, se você continuamente valoriza outras pessoas antes de valorizar a si mesmo, começa a perder a conexão com o seu eu interior. É aí que tudo na vida começa a parecer uma tarefa chata.

Aqui estão alguns sinais importantes de que a sua mente está exausta e se perdendo aos poucos.

1. Você não está empolgado nem feliz

Tudo em que você antes encontrava alegria, como hobbies, paixões, interesses, músicas favoritas, livros, ou tempo com seus amigos e familiares, não mais o satisfazem. Você prefere ficar em casa, sozinho. Mesmo quando você participa de algo que antes gostava, você se sente saturado.

2. Você não se lembra da última vez que deu boas risadas

Você se lembra da última vez que riu até chorar? Com qual frequência você se descobre gargalhando de algo que aconteceu? Se você não consegue se lembrar da última vez que deu uma risada genuína de algo divertido, há um problema com seu eu interior. Não conseguir rir nem achar graça nas coisas prova que você não está se sentindo você mesmo.

3. Você não reconhece seu eu anterior

Quando você olha fotos antigas ou conversa sobre memórias nostálgicas com os seus amigos, você não se sente a mesma pessoa que costumava ser. Sua alegria, seu sorriso e a felicidade que você costumava sentir parecem muito distantes de como você se sente agora.

4. Você se sente solitário na multidão

Todo mundo tem momentos em que se sente sozinho, mas se você constantemente se sente solitário mesmo estando cercado por outras pessoas, isso pode ser um problema. Você sente um buraco em sua vida que não consegue preencher. É como se as pessoas à sua volta estivessem olhando para você através de uma parede e não conseguissem alcançá-lo. Você tende a culpar os outros por isso, mas é você quem não está conseguindo se conectar.

5. Você não consegue ficar motivado

Você tem uma falta séria de inspiração e motivação em sua vida. Antes, você costumava se sentir inspirado para realizar tarefas e fazer coisas que o seu coração desejava. Mas agora, você sente como se nada valesse o esforço. Seja no trabalho, seja na vida pessoal, você faz só o mínimo para sobreviver.

6. Você diz sim quando quer dizer não

Você não é capaz de responder as pessoas adequadamente com um “não”. Pode ser que seja um colega que quer trocar os seus turnos ou um amigo que não conhece nenhum limite, você é incapaz de contestá-los. As suas necessidades não estão vindo em primeiro lugar, porque você está lidando com os problemas de todo mundo.

7. Você dá mas não recebe

As pessoas sempre procuram você com os seus problemas e você nunca pensa duas vezes antes de ajudá-las. Contudo, você tem dificuldades para se comunicar quando é você que está precisando de ajuda. Você tende a pensar demais no que os outros podem achar, o que o impede de procurar auxílio e de se deixar ficar vulnerável.

8. Você está mentindo para si mesmo

Você age como se tudo em sua vida estivesse bem. Você prefere continuar mentindo para si mesmo do que lidar com seus verdadeiros problemas. Você tem medo de conflitos e, por isso, a sua habilidade de inventar mentiras e desculpas para si mesmo bloqueia o caminho da verdade.

9. Você passa o seu tempo fazendo coisas de que não gosta

Você passa o dia sem sentir nenhum entusiasmo por nada de que participa. Você está empurrando as coisas com a barriga porque acredita que precisa fazer isso. Quando você olha para os dias, semanas, meses que se passaram, todos eles se misturam e nada especial se destaca.

10. Você não tem limites

Você não está ciente das suas regras e limites pessoais. Como você não tem autoconsciência, é impossível seguir os seus instintos. As pessoas se aproveitam de você nessa situação, porque você não é capaz de dizer não para coisas que fazem você desconfortável, o que significa que os seus limites físicos e emocionais são frequentemente violados.

11. Você está cercado de pessoas tóxicas

Há pessoas em sua vida que não deveriam estar lá. Essas pessoas tóxicas estão constantemente enchendo os seus dias de negatividade. Você se cerca de pessoas que não são boas para a sua alma. Elas podem até mesmo manipulá-lo a fazer coisas que você não quer fazer, ou chantageá-lo emocionalmente.

12. Você está fraco e cansado fisicamente

Você frequentemente quer ficar na cama porque se sente exausto? Pode ser difícil para você se levantar de manhã porque, não importa o quanto você dormiu, você se sente cansado. Atividades que deveriam ser divertidas, como caminhar ou praticar esportes, têm o deixado esgotado e por isso você as evita a todo custo.

13. Você está escolhendo não ser saudável

Quando se trata dos seus relacionamentos, da sua saúde e estilo de vida, você está fazendo todas as escolhas ruins para si mesmo. Você frequentemente acaba em situações que são prejudiciais ou que sugam a sua energia. Talvez você esteja em um relacionamento com um companheiro tóxico ou em um emprego em que não valorizam você e negligenciam a sua saúde mental.

14. Você tem medo de tudo

Você está se acabando mentalmente ao sugar toda a sua energia com conversas negativas consigo mesmo. Todas as vezes que algo positivo acontece ou que você quer fazer uma mudança em sua vida, você para por causa do medo. Você se preocupa com as consequências negativas que podem surgir com as suas ações, então não toma nenhuma atitude positiva.

Se você sente que algum desses sintomas está presente em sua vida, não é tarde demais para procurar ajuda. Um profissional ou algum dos amigos em quem você confia pode auxiliá-lo a ter a sua vida de volta. Por mais que pareça cansativo fazer mudanças positivas para conquistar uma vida mais saudável, nunca é tarde demais para enriquecer a sua alma e trazer de volta a alegria que um dia você já sentiu. Você consegue se identificar com algum desses sinais de que sua alma está exausta?

Via. A Post

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Portal Raízes
Portal Raízes Jornalismo Cultural

COMENTÁRIOS