Todos gostamos de filmes que nos atravessam, que marcam nossa memória e despertam profundos sentimentos, alguns nos destroem de uma maneira tão intensa que muitas vezes nem conseguimos assistir de novo. A lista de hoje é assim, cuidado, ela pode acabar com você, então prepare o lenço e a pipoca e não perca:

A caça (Jagten), 2012

Após um divórcio difícil, Lucas, um homem na casa dos quarenta, encontrou uma nova namorada, um novo emprego e está tentando reconstruir seu relacionamento com Marcus, seu filho adolescente. Mas algo começa a dar errado: qualquer detalhe, um comentário inocente e uma mentira insignificante que se espalha como um vírus invisível, semeando estupor e desconfiança em uma pequena cidade.

Melancolia, 2011

Justine (Kirsten Dunst) e seu noivo Michael (Alexander Skarsgård) celebram seu casamento com uma festa luxuosa na casa de sua irmã (Charlotte Gainsbourg) e cunhado (Kiefer Sutherland). Enquanto isso, o planeta Melancholia está indo em direção à Terra.

O Abutre, 2014

Após presenciar um acidente, Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), um jovem apaixonado que não consegue emprego, descobre o mundo do jornalismo criminal na perigosa cidade de Los Angeles como forma de ganhar dinheiro. Seu trabalho é chegar às cenas de crimes ou acidentes e fotografar o que aconteceu para vendê-los ao maior lance.

Precisamos falar sobre Kevin, 2011

Eva, uma mulher satisfeita consigo mesma, é autora e editora de guias de viagem. Casada há anos com Franklin, um fotógrafo que trabalha em publicidade, ela decide, com quase quarenta anos e depois de muitas dúvidas, ter um filho.

A procura da felicidade, 2006

Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor brilhante e talentoso, mas seu trabalho não permite que ele atenda às suas necessidades mais básicas. Tanto que ele e seu filho de cinco anos (Jaden Smith) são expulsos de seu apartamento em São Francisco, sem ter para onde ir. Quando Gardner consegue fazer um estágio em uma prestigiada corretora de valores, os dois protagonistas terão que enfrentar muitas adversidades para realizar seu sonho de uma vida melhor.

Segredo na montanha

Verão de 1963. Dois vaqueiros, Ennis Del Mar e Jack Twist, encontram-se na fila para serem contratados pelo fazendeiro Joe Aguirre. Ambos aspiram a conseguir um emprego estável, casar e constituir família. Quando Aguirre os envia para pastorear o gado na majestosa Brokeback Mountain , um sentimento de camaradagem se desenvolve entre eles que leva a um relacionamento íntimo. No final do verão, eles têm que deixar Brokeback e seguir caminhos separados.

Hotel Ruanda, 2004

1994 guerra civil em Ruanda. Os antigos ódios entre os hutus (o grupo étnico dominante) e os tutsis levaram ao assassinato do presidente do país, tumultos nas ruas e, finalmente, um terrível massacre dos tutsis. Paul, que é hutu, trabalha como gerente de um hotel de luxo em Kigali e, quando começam os tumultos, decide que o melhor refúgio é justamente o hotel. E para lá ele organiza uma fuga desesperada acompanhado não apenas por sua família, mas também por seus vizinhos tutsis. Baseado em fatos reais.

Cara de guerra, 1987

Um grupo de recrutas se prepara em Parris Island, um centro de treinamento da Marinha dos EUA. Eles estão sob as ordens do sargento Hartman, durão e implacável, cuja única missão na vida é endurecer o corpo e a alma dos novatos, para que no futuro possam se defender do inimigo. Mas nem todos os jovens estão preparados para tolerar seus métodos.

O Pianista, 2002

Wladyslaw Szpilman, um brilhante pianista polonês de origem judaica, vive com sua família no gueto de Varsóvia. Quando, em 1939, os alemães invadem a Polônia, ele consegue evitar a deportação graças à ajuda de alguns amigos. Mas ele terá que viver escondido e completamente isolado por muito tempo, e para sobreviver terá que enfrentar perigos constantes.

Ponte para Terabítia, 2007

Jess Aarons (Josh Hutcherson), um menino que se sente estranho tanto na escola quanto em casa, vem treinando durante todo o verão para participar de uma corrida; mas Leslie Burke (Robb) chega à escola e bate nele. Apesar disso, eles logo se tornam amigos. Leslie, apaixonada por contar histórias fantásticas e mágicas, abre as portas de um mundo dominado pela imaginação para Jess. Jess gosta de desenhar, mas nunca compartilhou esse hobby com ninguém. Os dois criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico cuja entrada só eles conhecem. Lá eles reinam, lutam contra o Mestre das Trevas e suas criaturas e traçam planos para se vingar dos arrogantes colegas da escola.

Réquiem para um sonho, 2000

Harry (Jared Leto) e sua mãe (Ellen Burstyn) têm sonhos muito diferentes: ela está permanentemente de dieta esperando o dia em que poderá participar de seu programa de televisão favorito; A ambição de Harry e sua namorada Marion (Jennifer Connelly) é ficar rico vendendo drogas e usar os lucros para abrir seu próprio negócio, mas eles nunca têm dinheiro suficiente para isso. Apesar de tudo, Harry e Marion não estão resignados e farão o inimaginável para conseguir a vida que desejam.

Sempre ao seu lado, 2009

Parker Wilson, professor universitário que ensina música, um dia pega um cachorro de origem japonesa e raça Akita, que encontra abandonado em uma estação. Como ninguém o reivindica, ele o leva para casa. Parker então descobre os laços íntimos que podem unir uma pessoa e um animal. Remake do filme japonês « Hachiko monogatari » (1987) dirigido por Seijirô Kôyama e baseado na história real de um cão tão fiel ao seu dono que ia todos os dias esperá-lo na estação. Atualmente, naquela estação, há uma estátua de bronze erguida em sua homenagem.

Laranja Mecânica, 1971

Grã-Bretanha, em futuro indeterminado. Alex (Malcolm McDowell) é um jovem muito agressivo que tem duas paixões: a violência desenfreada e Beethoven. Ele é o chefe da quadrilha de farmacêuticos, que dão rédea solta aos seus instintos mais selvagens espancando, estuprando e aterrorizando a população. Quando essa escalada de terror leva ao assassinato, Alex é preso e, na prisão, ele passará voluntariamente por uma experiência inovadora de reeducação que visa anular drasticamente qualquer indício de comportamento antissocial.

A Vida é Bela, 1997

Em 1939, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) prestes a eclodir, o extravagante Guido chega a Arezzo, na Toscana, com a intenção de abrir uma livraria. Lá ele conhece a charmosa Dora e, apesar de ser a noiva do fascista Rodolfo, ele se casa com ela e tem um filho. Quando a guerra estoura, os três são internados em um campo de extermínio, onde Guido fará todo o possível para que seu filho acredite que a terrível situação que estão sofrendo é apenas um jogo.

A Sociedade dos Poetas Mortos, 1989

Em uma escola particular elitista e rigorosa na Nova Inglaterra, um grupo de estudantes descobrirá a poesia, o significado de “carpe diem” -aproveite o momento- e a importância vital de lutar para realizar sonhos, graças ao Sr. Keating, um professor excêntrico que desperta suas mentes através de métodos não convencionais.

A Lista de Schindler

Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão com talento para relações públicas, procura conquistar a simpatia dos nazistas para seu ganho pessoal. Após a invasão da Polônia pelos alemães em 1939, Schindler obtém, graças às suas relações com os mais altos hierarcas nazistas, a propriedade de uma fábrica em Cracóvia. Lá ele emprega centenas de trabalhadores judeus, cuja exploração o faz prosperar rapidamente, graças principalmente ao seu empresário Itzhak Stern (Ben Kingsley), também judeu. Mas à medida que a guerra avança, Schindler e Stern percebem que os judeus que contratam são salvos da morte quase certa no temível campo de concentração de Plaszóvia, liderado pelo comandante nazista Amon Goeth (Ralph Fiennes), um homem cruel que gosta de executar judeus.

Conte comigo, 1986

Em uma pequena cidade no Oregon, quatro adolescentes partem em uma aventura para procurar um menino desaparecido. Brincando de heróis, o inteligente Cornie, o rude e sentimental Chris, o peculiar Teddy e o medroso Vern entram em um ambiente hostil onde devem se defender sozinhos.

O menino do pijama listrado, 2008

Berlim, 1942. Bruno (Asa Butterfield) tem oito anos e não conhece o significado da Solução Final e do Holocausto. Ele não está ciente das terríveis crueldades que seu país, em meio a uma guerra mundial, está infligindo aos povos da Europa. Tudo o que ele sabe é que seu pai – recém-nomeado comandante de um campo de concentração – subiu na hierarquia, tendo passado de uma casa confortável em Berlim para uma área isolada. Tudo muda quando ela conhece Shmuel, um menino judeu que vive uma estranha existência paralela do outro lado da cerca.

As sinopses são de filmaffinity.com

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.