Uma lista de coisas que toda criança deveria fazer antes dos 12 anos, para brincar, se divertir e ser feliz. E também para desenvolver habilidades e competências fundamentais para a vida adulta. Que tal conversar com seu filho e sua filha e organizar a lista da família? É importante as crianças participarem das escolhas e preferências. ⠀

20 Coisas para fazer antes dos 12 anos

1. Acampar com a família
2. Soltar pipa
3. Sair para pescar
4. Fazer piquenique na natureza
5. Brincar com gravetos
6. Fazer uma fogueira (e pular dançando quadrilha!)
7. Escalar uma árvore
8. Pintar um quadro
9. Andar descalço
10. Assistir o nascer do sol
11. Observar as estrelas
12. Fazer uma trilha
13. Explorar um lugar novo
14. Ajudar uma planta a crescer
15. Nadar no mar (ou rio)
16. Ajudar um animal
17. Assistir ao pôr do sol
18. Se encontrar (sozinho) em um mapa
19. Construir uma cabana
20. Levar um amigo para uma aventura na natureza

A pandemia trouxe muitas tragédias mas deixa alguns legados positivos. Um deles é a certeza de que a criança precisa de ar livre, de natureza e da magia e aventura que ela traz como precisa de ar para respirar. O exílio entre quatro paredes foi muito ruim. Todos estamos dando mais valor ao convívio com a natureza.

E você já entendeu que pode ir para o ar livre sem riscos, né? Mesmo com gamas e deltas, passeios na natureza sem aglomeração e de máscara, se for perto de outras pessoas, é muito seguro. E faz bem para todos.

Você tem alguma aventura que deveria estar nesse lista? Deixe nos comentários.

RECOMENDAMOS






Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.