Mudar o que você come pode adicionar até 13 anos à sua vida, de acordo com um estudo recém-publicado, especialmente se você começar quando é jovem. O estudo criou um modelo do que poderia acontecer com a longevidade de um homem ou mulher se eles substituíssem uma “dieta típica ocidental” focada em carne vermelha e alimentos processados ​​por uma “dieta otimizada” focada em comer menos carne vermelha e processada e mais frutas e vegetais, legumes, grãos integrais e nozes.

Se uma mulher começasse a comer de forma ideal aos 20 anos, ela poderia aumentar sua expectativa de vida em cerca de 10 anos, de acordo com o estudo publicado na terça-feira (08/02/2022) na revista PLOS Medicine . Um homem que come a dieta mais saudável a partir dos 20 anos pode adicionar 13 anos à sua vida.

Concentrar-se em uma dieta mais saudável também pode prolongar a vida dos adultos mais velhos, disse o estudo. A partir dos 60 anos, uma mulher ainda pode aumentar sua expectativa de vida em oito anos. Homens que iniciam uma dieta mais saudável aos 60 anos podem adicionar quase nove anos às suas vidas.

Um estilo de alimentação baseado em vegetais pode até beneficiar pessoas de 80 anos, segundo o estudo: homens e mulheres podem ganhar cerca de 3,5 anos de vida extra com mudanças na dieta.

“A noção de que melhorar a qualidade da dieta reduz o risco de doenças crônicas e morte prematura está estabelecida há muito tempo, e é lógico que menos doenças crônicas e mortes prematuras significam mais expectativa de vida”, disse o Dr. David Katz, (capa) especialista em prevenção e medicina de estilo de vida e nutrição.

Katz, presidente e fundador da True Health Initiative , uma coalizão global de especialistas dedicados à medicina de estilo de vida baseada em evidências, sem fins lucrativos, publicou pesquisas sobre como usar alimentos como medicina preventiva.

Um modelo de vida mais longa

Para modelar o impacto futuro da mudança de dieta de uma pessoa, pesquisadores da Noruega usaram meta-análises e dados existentes do estudo Global Burden of Disease , um banco de dados que rastreia 286 causas de morte, 369 doenças e lesões e 87 fatores de risco em 204 países e territórios ao redor do mundo.

Os maiores ganhos em longevidade foram encontrados no consumo de mais leguminosas, que incluem feijão, ervilha e lentilha; grãos integrais, que são a semente inteira de uma planta; e nozes, como nozes, amêndoas, nozes e pistaches, segundo o estudo.

Pode parecer simples adicionar mais plantas e grãos à sua dieta, mas as estatísticas mostram que isso não está acontecendo com facilidade.

Carnes vermelhas e processadas

Comer menos carne vermelha e processada, como bacon, linguiça e frios em conserva, também foi associado a uma vida mais longa. Isso faz sentido: carnes vermelhas e processadas têm sido associadas a riscos significativos à saúde, incluindo doenças coronárias e câncer de intestino.

“Há evidências substanciais de que a carne processada pode causar câncer de intestino – tanto que a Organização Mundial da Saúde a classificou como cancerígena desde 2015”, disse o epidemiologista da Universidade de Oxford, Tim Key, membro do Comitê Científico Consultivo de Nutrição do Departamento de Saúde do Reino Unido. disse à CNN em uma entrevista anterior .

Substituir carnes vermelhas e processadas por aves magras, peixes e proteínas vegetais é uma maneira de melhorar a dieta rapidamente, dizem os especialistas.

As proteínas vegetais incluem soja (edamame), grão de bico, lentilha e outras leguminosas, tofu, tempeh, nozes, sementes e grãos integrais como quinoa. Alguns vegetais, como brócolis, também contêm níveis mais altos de proteína.

Um estudo de 2020 que acompanhou mais de 37.000 americanos de meia-idade descobriu que aqueles que comiam mais proteína vegetal tinham 27% menos probabilidade de morrer de qualquer causa e 29% menos probabilidade de morrer de doença cardíaca coronária do que as pessoas que comiam a menor quantidade de planta. proteína.

“O benefício é mais pronunciado quando as carnes vermelhas e processadas são substituídas por fontes de proteína vegetal”, disse à CNN o coautor do estudo, Dr. Frank Hu, chefe do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade de Harvard, em entrevista anterior .






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.