Acorde cedinho! Amanhã será possível ver 5 planetas a olho nu!

Portal Raízes

Para os amantes dos astros, o céu da manhã deste domingo (19) prepara um grande espetáculo. Será possível ver a olho nu cinco planetas do Sistema Solar e a Lua. A posição de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estará propícia a visualização sem o uso de um telescópio, em condições climáticas favoráveis.

O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, não costuma ser visto com facilidade de Terra. “Para ver Mercúrio, tem que acordar de manhã cedinho logo antes do nascer do Sol, porque quando ele sair, obviamente não vai dar para ver mais nada”, adverte o professor-adjunto do Observatório do Valongo (UFRJ) e blogueiro de Tilt Thiago Gonçalves.

O recomentado é acordar 5h da manhã para acompanhar desde o começo, será possível ver os planetas até aproximadamente 6h30.

“Júpiter e Saturno estarão na direção oposta a Mercúrio no céu. Então você teria que olhar na direção contrária, a oeste, na direção de onde o Sol se põe, e eles vão estar baixinhos no horizonte”. Segundo Gonçalves, só vai poder ver os planetas quem estiver em um local privilegiado com uma visão muito clara do céu. “Porque eles vão estar em dois lados opostos do céu, um na direção do nascer do Sol e os outros na direção do pôr do Sol, e os dois bem baixinhos no horizonte”, diz

Neste sábado (18), antes do nascer do Sol já dará para observar os planetas, mas o auge do fenômeno será no domingo.

Com informações de Tilt

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.