“Água de Alecrim” turbina o seu cérebro e melhora a sua memória!

Portal Raízes

Amado desde os tempos antigos, o alecrim é rico em propriedades terapêuticas e é praticamente desde sempre que suas folhas, tanto frescas quanto secas, são utilizadas tanto como tempero, quanto como medicamento.

De fato, o alecrim não é somente perfeito para uso culinário para dar sabor aos pratos (especialmente com batata e com abóbora fica ótimo). Mas ele é também um excelente remédio natural, amplamente utilizado na aromaterapia ou na fitoterapia. Mas você já ouviu falar da água de alecrim?

Foi nisso que se especializou um recente estudo inglês, de acordo com o qual, uma água em particular, que combina os extratos da planta à água mineral sem aditivos, seria capaz de aumentar o desempenho cognitivo e da memória em até 15%.

A pesquisa, conduzida por Mark Moss da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, foi a primeira do tipo sobre os benefícios do extrato de alecrim. O experimento utilizou o alecrim concentrado do No1 Rosemary Water, uma bebida disponível no mercado que combina extrato de alecrim com água de nascente e nenhum outro aditivo.

O experimento

Pesquisadores pediram a um grupo de pessoas para beber 250ml da marca No1 Rosemary Water concentrada, em seguida, elas passaram por alguns testes para avaliar a capacidade de manter e manipular informações, enquanto se analisava o fluxo sanguíneo cerebral e a quantidade de energia utilizada de forma eficiente em comparação com um grupo de controle.

De acordo com os resultados, o grupo que bebeu a água de alecrim melhorou a capacidade de memória em 15% e teve aumento dos níveis de glóbulos vermelhos em fluxo de oxigênio para o cérebro. Dessa forma, os cérebros dos participantes conseguiram usar a energia necessária para desempenhar suas funções de maneira mais eficaz.

Os resultados indicam que, estatisticamente, há melhorias na ingestão da bebida que funciona como uma recarga turbo para o cérebro. O alecrim oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. É antioxidante, antimicrobiano, tem efeitos hepatoprotetores e anticâncer.

Embora a pesquisa tenha se referido a um produto em específico, você pode estender os benefícios diretamente da planta.

  • O alecrim é um excelente tônico, capaz de exercer uma ação estimulante e fortalecedora no corpo;
  • É um excelente anti-inflamatório;
  • Ajuda a aliviar as condições de fadiga física e mental;
  • Age como um antiespasmódico e analgésico;
  • É antisséptico, antiparasitário e antibacteriano e realiza uma ação preventiva efetiva mesmo em caso de doenças infecciosas.

Para fazer a água de alecrim em casa, basta adicionar dois ramos de alecrim (bem lavadinhos) à um litro de água mineral, sirva bem gelado. *Algumas pessoas adicionam fatias de limão para dar mais sabor à água, fica à sua preferência. 

Via: Green Me

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.