Amendoeiras em Flor: um espetáculo aos olhos e as vibrações

Portal Raízes

Durante os meses de fevereiro e março, na região do Douro em Portugal, as amendoeiras proporcionam o espetáculo se espalha por todo o vale.  A paisagem envolvente adquire tons mais claros, transmitindo uma sensação de paz e deslumbrando qualquer pessoa. Os primeiros botões de flor de amendoeira desabrocham um mês antes da primavera, anunciando, sem demoras, a estação mais florida. Desde a segunda semana de fevereiro até aos primeiros dias de março as amendoeiras florescem e o Douro adquire uma imagem nova, mais colorida, pura e serena.

Amendoeiras em Flor
Amendoeiras em Flor

Os vales despidos pelo Inverno adquirem uma nova roupagem em tons branco e rosa. A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que se inserem na Rota das Amendoeiras.

Amendoeiras em Flor
Amendoeiras em Flor

Reza a lenda que as amendoeiras surgiram em Portugal, antes de este ser reino, no tempo dos mouros. O jovem rei Ibn-Almundim terá sido o responsável por tal cultivo, pois queria agradar a sua princesa nórdica, que sentia saudades da neve da sua terra Natal.

Amendoeiras em Flor
Amendoeiras em Flor

Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de não serem frias e de aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a Primavera.

FONTENcultura
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.