Conheça a Blue Java, a banana azul com textura de sorvete e sabor de baunilha

Portal Raízes

Uma banana que tem textura de sorvete, sabor de baunilha e cor azulada? Pode parecer mentira, mas não é. A banana Blue Java existe e causa curiosidade onde quer que passe. Apesar de ser uma novidade para nós aqui no Brasil, a banana azul é muito comum no Havaí, na Oceania e até mesmo entre alguns vizinhos nossos das Américas Central e do Sul.

A banana Blue Java chama atenção por sua aparência e planta que pode chegar até seis metros de altura e com frutos que ultrapassam o tamanho dos que consumimos aqui. Enquanto nova, a fruta é mais azul, depois vai adquirindo uma tonalidade mais pálida, com a polpa branca cremosa, mas pode ser consumida em ambas as fases.

Não se tem certeza sobre a origem da banana Blue Java, porém, de acordo com a Sociedade Internacional da Banana, a variedade teve seus primeiros registros de cultivo na Índia, e posteriormente foi exportada para outros países.

Você também deve ter ficado com água na boca só de ler essa matéria, mas a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – revela que, infelizmente, no Brasil a banana Blue Java ainda é difícil de ser encontrada, e a opção é visitar os países em que ela é comercializada.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.