Como ensinar sua filha a alcançar o sucesso sem depender de um homem? Criando uma filha forte, poderosa e autônoma. Uma filha que sempre lute por aquilo que ela quer, independentemente de ter ou não apoio de outras pessoas. Uma filha que reconheça sua auto capacidade de ser dona de suas emoções, de seus pensamentos, de seu corpo, de decisões com suas consequências, e de sua vida afetiva e financeira. 

Toda mãe deseja ensinar à filha os melhores valores, ensinamentos e exemplos, para que ela se torne uma mulher de sucesso e consiga tudo o que se propõe a fazer na vida, sem depender de ninguém.

E é porque, desde os tempos remotos, a sociedade ensina as mulheres a dependerem de seus parceiros, tanto financeira, quanto emocionalmente, é necessário que você mostre a sua filha que este modo de vida é limitante e invalidade a inteligência, os direitos e perspicácia da mulher enquanto membro produtivo da sociedade. 

É dessa maneira que a sua filha vai muito longe. Ainda que tenha companheiro ou fique solteira, pois os seus triunfos dependerão apenas dela, não de outra pessoa.

Por isso, destacamos alguns ensinamentos que você deve dar à sua filha desde pequena para que ela aprenda a ser uma mulher que se defende. Como ensinar sua filha a ser independente para que ela alcance o sucesso:

1 – Trabalhe o seu amor próprio

É importante que desde cedo você cultive a autoestima em sua filha para que ela seja uma mulher confiante, que se sinta capaz de tudo e se ame. Assim, quando crescer, entenderá que poderá conseguir o que quiser e acreditará em si mesma, sem depender de outra pessoa para ajudá-la ou validá-la.

2 – Ensine que ela não precisa de um namorado para satisfazer seus desejos

Outra lição que você deve sempre dar à sua filha é que uma mulher não precisa de seu companheiro, ou de qualquer homem, para poder se dar os prazeres que deseja.

Mostre a ela que uma mulher poderosa, bem-sucedida e independente, trabalha para satisfazer os seus desejos, cumprir os seus objetivos, sair de férias… pegar a estrada… fazer o que ela quiser.

3 – Ensine que ela não requer a validação de um homem para atingir seus objetivos

Você também deve sempre deixar claro que ela não precisa de validação de seu parceiro, ou de qualquer homem, ou pessoas ao seu redor, para alcançar seus objetivos. Se o parceiro não a apoia, ou não está com ela no momento de trabalhar pelos seus sonhos, ela nunca deve desistir, deve seguir em frente mesmo sem o apoio de alguém.

4 – Ensine que ninguém tem o direito de limitar os seus passos na direção do sucesso

Ensine sua filha, desde cedo, que o único limite que ela deve respeitar é próprio, que ela só deve se prender aquilo que deixa liberta. Se ela, por exemplo, desejar ser uma cientista, uma delegada, uma astronauta, uma piloto de avião, uma maquinista de trem ou uma mestre de obras, ninguém tem o direito de dizer a ela que isso não são profissões para mulheres ou que ela jamais conseguiria. Ela pode ser o que quiser, inclusive, do lar.

Qual dica você daria para criação de uma menina independente? Deixe nos comentários.

Texto de Nueva Mujer, traduzido e adaptado por Portal Raízes

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.