Domingo 21 com Eclipse solar anular que durará seis horas

Portal Raízes

Um eclipse solar com formato de anel de fogo, acontece no dia 21 de junho de 2020 será um eclipse anular de número 36 na série Saros 137 e terá magnitude 0,994. Será o primeiro Eclipse Solar do ano 2020. O último ocorreu em julho de 2019.

A má notícia é que esse majestoso fenômeno que durará cerca de seis horas, não será visível a olho nu no Brasil. A boa notícia aos mais apaixonados, é que eles poderão assistir por transmissões via Internet.

Data e hora do Eclipse Solar 

De acordo com um relatório do timeanddate.com, o eclipse solar anular será visível da Índia, África do Sul, República Centro-Africana, Congo, Etiópia, Paquistão e China. A duração do eclipse solar será de aproximadamente seis horas. O fenômeno ocorreu na madrugada do dia 20 para o dia 21.  Há previsão de que em 2020, 6 eclipses acontecerão. 2 só em junho.

Como assistir ao eclipse solar online

Para quem está no Brasil e quer assistir ao eclipse solar anular, existe a possibilidade de utilizar algumas transmissões online disponibilizadas por órgãos relacionados à astronomia. Confira por intermédio do projeto Virtual Telescope. A transmissão iniciou às 2h30min, em horário de Brasília e mostrou toda a evolução da movimentação dos astros.

Acompanhe os eclipses de 2020 pelos canais:

  • NASA, que também disponibilizará transmissões narradas tanto em inglês quanto em espanhol no site do órgão.
  • Exploratorium, museu localizado em São Francisco (Califórnia, EUA) que exibirá imagens do eclipse em tempo real.
  • “The Weather Channel”, serviço global de previsões climáticas e notícias sobre o clima de forma geral. Proporcionada pela IBM, a transmissão terá imagens de observatórios da Argentina e do Chile, contando também com o apoio da NASA.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar. Isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.