Procure um lugar sem muita interferência da luz da cidade e prepare-se para o espetáculo astrológico que ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira, e o melhor de tudo: será visível em todo Brasil. Este será o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022.

Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente, de acordo com informações do G1.

Quando o evento chegar em sua totalidade a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.

Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.

“É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua”, diz.

“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa.

Qual a melhor maneira de se observar o eclipse?

Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu. Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa. “Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização”. Contando com o tempo não nublado, quanto mais tempo no escuro mais os seus olhos se adaptam e você consegue apreciar com mais clareza.

CRONOGRAMA DO ECLIPE TOTAL LUNAR

22h32 Início da fase penumbral
23h27 Início do eclipse, com umbra avançando sobre a Lua
0h29 Início do eclipse total
1h11 Horário da maior cobertura da sombra
1h53 Luz solar volta a incidir sobre a Lua
2h55 Fim da fase umbral do eclipse
3h50 Fim da fase penumbral do fenômeno

O evento, de fato, tem início às 23h27. Nesse momento, a umbra, região mais escura da sombra, avança sobre o Lua.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.