Ensinando a viver: um filme que nos ensina a aceitar a criança como ela é

Portal Raízes

Ensinando a viver, (2008) conta a história de David Gordon (John Cusack), um escritor de ficção científica que ficou viúvo. Ele decide adotar Dennis (Bobby Coleman), um menino órfão que acredita ser um marciano em missão de exploração na Terra. Liz (Joan Cusack) tenta dissuadir David da ideia alertando para os perigos da paternidade, mas ele está decidido e adota o garoto.

David se esforça ao máximo para que seja um bom pai, ao mesmo tempo em que é necessário também convencer aos assistentes sociais que é capaz de exercer esse papel e assim ficar com o menino. Por mais que a criação de Dennis se mostre difícil, David entende os sentimentos e pensamento de Dennis por já ter passado algo semelhante quando tinha sua idade. E com dedicação, a relação dos dois se torna próxima aos poucos e eles começam a conhecer melhor um ao outro.

Ensinando a viver, é um filme que nos traz muitas lições: de amor, do real sentido da paternidade, da aceitação do outro e do apego afetivo. Além de nos mostrar, a fantasia como recurso de leitura e fuga das realidades do mundo, bem como a sua importância no processo da sublimação das dores de existir e do não pertencimento ao meio.

Confira esta versão gratuita, disponível no Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.