Este ano o arraial é em casa: “São João, acende a fogueira do meu coração”

Portal Raízes

Já pode preparar o chapéu de palha, o vestido floral bonito, pendurar as bandeirinhas e fazer os doces, que as festas juninas este ano serão em casa. Você na sua casa fazendo festança, e eu na minha casa, numa festança danada. Depois a gente compartilha os vídeos. Combinado? ‘Simbora, meu povo’: “O balão vai subindo, vai caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João! Acende a fogueira do meu coração”. Só de ouvir essa música a gente já nos sentimos felizes, dá vontade de dançar, cantar, nos fantasiar e comer aquelas comidinhas deliciosas da vida no campo.

Lembrando que os balões são proibidos por lei, pois podem causar incêndios, e os fogos de artifícios devem ser evitados, pois causam grande paúra em animais, bebês, autistas e idosos.

Nós do Portal Raízes fizemos um apanhado na internet para lhe auxiliar na hora de organizar a sua festa junina em casa. Confira:

1 – A decoração 

São ideias simples, mas que não podem faltar, como bandeirinhas, balões de papel, enfeites de mesa e de parede, copinhos e pratinhos descartáveis, toalha de mesa, etc. Tudo no melhor estilo caipira para fazer uma decoração típica sem gastar muito.

2 – As músicas

Você pode se inscrever no Spotify para ouvir esta seleção inteira sem comerciais. É rapidinho. Confira:

3 – As Brincadeiras

Mesmo que esteja passando o isolamento social sozinho, não deixe de se divertir e/ou se está com as crianças, prepare a animação, porque tem muitas brincadeiras para alegrar a festança. Existem diversas brincadeiras típicas, que são possíveis de serem criadas na sala de casa, para alegrar a noite. Algumas opções mais comuns são:

  • Bingo: você pode comprar cartelinhas online ou baixar algum aplicativo gratuito. Não se esqueça de separar uns docinhos para a prenda;
  • Pesca improvisada: espalhe em um local aberto várias garrafas PET pequenas com argolas presas para poder encaixar com a vara de pescar;
  • Acerte o alvo: coloque areia dentro de garrafas PETS vazias e posicione-as pelo chão. Faça algumas argolas de plásticos para acertar o alvo;
  • Boliche: coloque de oito a dez garrafas PETS em pé, formando um triângulo. Pegue uma bolinha ou qualquer objeto fácil de ser lançado. Pronto! Quantos pinos você derrubará?
  • Quadrilha: óbvio que essa brincadeira não poderia ficar de fora da sua festa junina em casa, né? Coloca um som caipira e simbora dançar muito, desta fez, cada um no seu lado.

4 – As comidas 

A época de festas juninas traz algo muito esperado pela maioria das pessoas, as comidas típicas, pamonha, paçoca, pé de moleque, arroz doce, bolo de milho, pipoca, maçã do amor, quentão, chocolate quente para as crianças, canjica, cuscuz são apenas algumas das comidas de festa junina mais esperadas. E o melhor de tudo é que todas são fáceis de preparar. Se estiver de olho no peso e não quer sair muito da dieta, vale trocar o açúcar refinado pelo açúcar mascavo ou de coco e substituir o leite condensado por leite de coco.

 Confira estas sugestões: 

9 receitas juninas no copinho para fazer em casa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.