Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

Portal Raízes

Você certamente já viu desses filtros por aí, pois os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.

Além de o material deixar a água sempre fresquinha, um dos fatores que contribuem para essa eficiência dos filtros de barro é a sua câmara de filtragem, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.
Além destes benefícios, os filtros também combatem a presença de chumbo, em 95% e o parasita Criptosporidiose, em 99%, que pode causar diarreias e infecções intestinais.

A filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório de baixo. Esse processo não está presente nos fluxos de torneiras ou em tubulações, porque nesses mecanismo é a pressão que impulsiona o fluxo da água. Esse processo é menos cuidadoso, e permite que microrganismos e sedimentos acabem passando pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.

Ainda, o estudo alerta as pessoas para que estejam atentas quando forem adquirir seus filtros de barro, observe a vedação da parte de cima com a de baixo, porque alguns deles podem permitir a passagem de elementos nocivos para a saúde, como o flúor e arsênico, por exemplo, devido a problemas na fabricação.

Os filtros de barro são uma ótima opção para se ter em casa, mas para que possam exercer sua função com qualidade, é preciso que exista uma manutenção regular, com a troca das velas quando esta não estiver mais filtrando como deveria, ou seja, você irá observar que o tempo da filtragem está bem mais longo ou que muitas vezes as velas não conseguem filtrar toda a água da parte de cima.

Além disso, não devemos utilizar produtos de limpeza no filtro, e é necessário um cuidado nos locais em que a água será armazenada, para que não seja contaminada e permaneça própria para consumo.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.