Hoje tem espetáculo da Superlua: a última de 2020

Portal Raízes

A última Superlua do ano poderá ser vista nesta quinta, a partir das 18 horas. Torça pra fazer tempo bom onde você está!

Para os apaixonados pela lua gigante, esta será a última oportunidade do ano, já que a próxima Superlua só poderá ser vista em abril e maio de 2021.

O melhor momento para observar o fenômeno será no fim da tarde, a partir do por do sol previsto para às 17h36. O satélite estará em seu perigeu, ponto de sua órbita mais próxima da Terra.

A Superlua acontece por dois motivos:

O primeiro é a trajetória da Lua em torno da Terra que não forma um círculo perfeito com sua órbita um pouco achatada.

Por causa disso, a Lua atinge, de tempos em tempos, o ponto mais próximo à Terra, evento astronômico conhecido como perigeu.

Para a Superlua ser visível, é preciso, também, que seja época de Lua cheia que acontece a cada 28 dias.

Em 2020, a combinação dos dois fenômenos foi registrada três vezes, nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril.

Para observá-la o ideal é estar em um ponto alto da sua cidade, com as condições climáticas favoráveis, essa lua será um espetáculo.

Fonte: SNB

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.