A maioria dos relacionamentos terminam em janeiro, diz pesquisa

Ao mesmo tempo em que as festas de final de ano são boas para compartilhar momentos e alegrias, elas também antecedem o período onde mais acontecem a ruptura de relacionamentos. Muitas pessoas começam a se questionar sobre o seu relacionamento nessa época do ano, desafiados pela perspectiva de passar mais um ano junto ao seu parceiro romântico.

Janeiro é o mês com o maior número de pedidos formais de divórcio

Um estudo realizado em 2018 e publicado na revista Science, mostrou que muitas pessoas que estão infelizes com seus relacionamentos conseguem colocar um ponto final exatamente na época do ano em que a maioria das pessoas faz uma lista de razões para continuar ou desistir de alguns de seus projetos de vida.

Baseado nas listas de 447 participantes aos questionamentos relacionados ao seu atual relacionamento, os pesquisadores identificaram, pelo menos, 27 motivos pelos quais as pessoas optam por permanecer em um relacionamento. Entre os mais comuns, estão o cumprimento da intimidade física e emocional. E também o dever com a família e os benefícios financeiros de se manter um casamento, por exemplo.

Já os motivos que levam as pessoas a terminar relacionamentos duradouros, incluem quebra da confiança, insatisfação sexual, conflitos de interesse e incompatibilidade. E a principal delas, quando uma das partes encontra alguém novo.

É hora de colocar um ponto final

Se você estiver vivenciando um relacionamento ruim, que esfriou, que perdeu o respeito e a confiança ou, pior que isso, um relacionamento abusivo, tóxico, opressor, esta época do ano tem uma energia forte para te ajudar no momento da decisão. Esta energia é pulsante e transformadora. É isso aí, aproveita. Só se prenda ao que te liberta.

Leia mais sobre o assunto:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Refeições em Família: O “remédio milagroso” que fortalece os vínculos afetivos e dá sentindo à vida

Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…

6 dias ago

BBB 26: O caso Pedro Henrique e O Crime de Importunação Sexual

Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…

7 dias ago

Se a IA transforma corpos humanos em objetos de escárnio, isso não diz nada sobre avanço tecnológico, mas diz tudo sobre o declínio civilizatório humano

Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…

1 semana ago

A presença calma do adulto organiza o caos emocional infantil – Rafa Guerrero

Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…

2 semanas ago

No Reino Unido novo currículo escolar inclui aulas sobre respeito às mulheres

Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…

2 semanas ago

Infidelidade conjugal, e agora? Reconstruir a relação ou seguir em frente sem repetir feridas?

Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…

2 semanas ago