A maioria dos relacionamentos terminam em janeiro, diz pesquisa

Ao mesmo tempo em que as festas de final de ano são boas para compartilhar momentos e alegrias, elas também antecedem o período onde mais acontecem a ruptura de relacionamentos. Muitas pessoas começam a se questionar sobre o seu relacionamento nessa época do ano, desafiados pela perspectiva de passar mais um ano junto ao seu parceiro romântico.

Janeiro é o mês com o maior número de pedidos formais de divórcio

Um estudo realizado em 2018 e publicado na revista Science, mostrou que muitas pessoas que estão infelizes com seus relacionamentos conseguem colocar um ponto final exatamente na época do ano em que a maioria das pessoas faz uma lista de razões para continuar ou desistir de alguns de seus projetos de vida.

Baseado nas listas de 447 participantes aos questionamentos relacionados ao seu atual relacionamento, os pesquisadores identificaram, pelo menos, 27 motivos pelos quais as pessoas optam por permanecer em um relacionamento. Entre os mais comuns, estão o cumprimento da intimidade física e emocional. E também o dever com a família e os benefícios financeiros de se manter um casamento, por exemplo.

Já os motivos que levam as pessoas a terminar relacionamentos duradouros, incluem quebra da confiança, insatisfação sexual, conflitos de interesse e incompatibilidade. E a principal delas, quando uma das partes encontra alguém novo.

É hora de colocar um ponto final

Se você estiver vivenciando um relacionamento ruim, que esfriou, que perdeu o respeito e a confiança ou, pior que isso, um relacionamento abusivo, tóxico, opressor, esta época do ano tem uma energia forte para te ajudar no momento da decisão. Esta energia é pulsante e transformadora. É isso aí, aproveita. Só se prenda ao que te liberta.

Leia mais sobre o assunto:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Adultizar uma criança é uma maneira bem eficiente de destrui-la” – Clara Dawn

Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…

10 horas ago

Reescrever a paternidade é quebrar o pacto inconsciente de repetir o passado

O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…

19 horas ago

A correlação entre a ansiedade patológica e a gastrite: o trato digestivo como espelho emocional – Soraya Aragão

A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…

3 dias ago

“Trabalhei tanto que me esqueci de estar vivo. Mas viver é a única urgência” – Rubem Alves

Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…

5 dias ago

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

2 semanas ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

2 semanas ago