Dormir em um minuto? Parece que estamos mentindo, mas a boa notícia é verdadeira. Chama-se Técnica do 4-7-8 e foi descoberta pelo Dr. Andrew Weil, doutorado pela Harvard Medical School, EUA e garante um sono profundo e relaxado. O experimento é sério e completamente natural, com uma sólida base científica que a apoia.

Quando estiver com problemas em adormecer lembre-se destes números 4-7-8, pois são estes que vão determinar a partir de agora a sua respiração quando quiser dormir tranquilo.

É possível que você sinta vontade de dormir no primeiro processo de respiração. O Dr. Weil recomenda também que durante todo o exercício mantenha a ponta da sua língua tocando a parte superior da boca (também chamado o céu da boca).

Por que a técnica funciona?

O stress, a ansiedade, os nervos ou até algumas substâncias como a cafeína, alteram o nosso organismo de tal forma que fazem com que respiremos de forma errada. Nestas situações temos tendência a respirar de forma menos profunda do que seria desejável e os nossos níveis de gases (oxigênio, dióxido de carbono) concentram-se no nosso sangue com proporções inadequadas.

Em algumas culturas orientais, estas técnicas de controle da respiração já eram praticadas durante muitos séculos, mas graças à explicação simples do Dr. Weil agora é muito mais fácil colocar em prática.

Aprenda os passos:

  1. Expire pela sua boca completamente deixando todo o ar sair com um som tipo “oooosh”.
  2. Feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz contando até ao número 4.
  3. Pare a sua respiração, mantenha o ar nos pulmões e conte mentalmente até ao número 7.
  4. Expire completamente pela boca com um som “oooosh” contando até ao número 8.
  5. Esta foi a primeira respiração. Agora faça de novo até perfazer um total de quatro respirações.

Assista o vídeo para melhor compreensão.

RECOMENDAMOS






Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.