Mini beija-flor é o menor passarinho do mundo

Portal Raízes

Esse pequeno pássaro parece sair de um maravilhoso conto de fadas, é tão pequenininho e tão lindo que chega a ser difícil acreditar que uma criaturinha assim exista.

Trata-se de um Zunzuncito, ou Colibri-abelha-cubano, é um passarinho da espécie Beija-flor, do gênero Colibri, naturais de Cuba e da Isla de la Juventud. É a menor ave do mundo e mede cerca de 5,7 centímetros e pesa aproximadamente 1,6 gramas. Ele também é chamado de beija-flor zumbidor, beija-flor de helena e beija-flor abelha.

O colibri-abelha possui um papel importante na polinização das flores, em um único dia ele chega a visitar até 1.500 flores.

Bee Hummingbird Photo Patty McGann Flickr (CC BY-NC 20)

Em voo, as pequenas asas desse beija-flor batem 80 vezes por segundo. E durante um voo de cortejo, suas asas batem até 200 vezes por segundo! Seus pequenos ninhos chegam a medir apenas um centímetro.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.