Como conviver com pessoas que nos fazem mal? Por Monja Coen

Portal Raízes

A budista brasileira e também Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, Monja Coen, é mais conhecida no Brasil por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de pacificação interior.

Neste curto vídeo, ela responde a pergunta “Como lidar com pessoas que nos fazem mal sem termos de nos afastar delas?”, feita pela seguidora Priscila Drozdek em seu facebook. Diante deste questionamento, a monja reflete: O que é fazer mal? A pessoa provoca em nós o sentimento ruim. Mas ela apenas faz aflorar o que está em nós. Temos que ter consciência disso e não permitir que ninguém controle os nossos sentimentos. As nossas emoções.

“Não deixe as pessoas te colocarem na tempestade delas, coloque-as na sua paz.”

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.