A atriz Françoise Forton morreu neste domingo, 16/01, aos 64 anos. Ela lutava contra um câncer, mas não resistiu após quatro meses de internação na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo hospital em nota enviada a Splash e pela assessoria de imprensa da artista no Instagram. Segundo Eduardo Barata, viúvo de Françoise, o velório acontecerá nesta segunda 17/01, das 10 às 14 horas no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, na capital carioca. Já a cerimônia de cremação será das 15h às 16h15 no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju. As informações são da UOL.

Em nota oficial, a clínica São Vicente lamentou a morte de Françoise Forton e afirmou “se solidarizar com a família e amigos por essa irreparável perda”. Segundo o texto, o hospital não foi autorizado pela família a divulgar detalhes sobre o quadro da atriz. “Uma atriz maravilhosa, uma grande mulher e uma amiga impecável. Siga na paz”, escreveu a equipe da atriz na publicação feita nas redes sociais.

Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise já havia enfrentado um câncer em 1989, na época em que gravava “Tieta”, em que viveu a personagem Helena Trindade.

Françoise falou sobre o primeiro diagnóstico em 2020 durante uma participação no programa “Encontro”, apresentado por Fátima Bernardes. “Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir ao público, poder participar das crianças. Mas minha vida mudou inteiramente”, analisou. Carreira A atriz estreou em 1969 na novela “A última valsa”, da TV Globo. Ela acumula atuações em mais de 40 novelas e outras participações em série e programa de TV. Um dos personagens mais famosos de Françoise foi Meg Trajano em “Por Amor”. Seu último trabalho na emissora foi “Tempo de Amar”. Ela chegou a gravar uma trama na Record em 2019, “Amor sem Igual”.

Atualmente, ela está no ar na reprise de “O Clone”. Françoise vive Simone na novela que tem passado no “Vale a Pena Ver de Novo”. Françoise era casada com o produtor cultural Eduardo Barata e deixa o filho Guilherme Fourton Viotti, fruto de seu primeiro casamento com Ênio Viotti.

Você pode relembrar um pouco a carreira da atriz em seu Instagram oficial. Confira:

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.