Você sabia que suas unhas podem revelar pistas sobre sua saúde integral? Um toque de branco aqui, um tom azulado ali, algumas ondulações ou inchaços podem ser um sinal de que algo no corpo ou na psique não está bem. Segundo especialistas, as nossas unhas revelam como está a nossa saúde e eles nos fazem importantes alertas, nos mostrando exemplos. Confira:

“Se as unhas não estão saudáveis, seja pela cor ou pela aparência, elas podem estar denunciando muito sobre como anda o organismo. Mesmo a unha sendo um tecido morto, a parte beneficiada pela boa alimentação é apenas a matriz, que recebe vitaminas e minerais para sua formação, por isso, é importante ter atenção”, diz Adriana Vilarinho, membro da Academia Americana de Dermatologia.

“Para a população em geral, a saúde das unhas é na maioria das vezes um indicador de ingestão nutricional deficiente ou má digestão. Mas a maioria das anomalias que aparecem nas unhas geralmente envolvem apenas uma ou duas unhas e estas não estão relacionadas a nenhum problema de saúde grave. Unhas quebradiças, fracas e descascadas são as preocupações mais comuns que vejo na minha prática e esses sintomas são mais frequentemente o resultado de uma dieta pobre do que de doenças sistêmicas”, explica a Dra. Sara Norris , médica naturopata de Los Angeles.

O Dr. Mark Benor , professor assistente clínico de medicina familiar na Keck School of Medicine, concorda: “Meu trabalho é tranquilizar as pessoas de que seus problemas nas unhas geralmente não indicam uma doença latente séria. A clínica de medicina familiar está cheia de pacientes com descobertas nas unhas sem importância, exceto pela ansiedade que elas criam”.

A aparência das unhas pode ser é apenas parte dos sintomas de causa maior

Embora as alterações nas unhas acompanhem muitas doenças, essas alterações raramente são o primeiro sinal. Unhas saudáveis ​​são consideradas lisas, sem descoloração, mas se houver algo de errado com a textura e a cor das suas, os especialistas criaram um guia para evitar as ansiedades relacionadas às unhas. Assim, se você estiver preocupado com a aparência de suas unhas, consulte seu médico ou um dermatologista. Dessa maneira, este artigo têm apenas a pretensão de informar, inquerir reflexão e jamais fazer diagnósticos ou sugerir tratamentos. Portanto a lista a seguir é informativa:

Unhas brancas

Unhas brancas

Se as unhas forem em sua maioria brancas com bordas mais escuras, isso pode indicar problemas de fígado, como hepatite. Nesta imagem, você pode ver que os dedos também estão com icterícia, outro sinal de problema no fígado.

Unhas amarelas

As unhas amarelas são, acredite ou não, relativamente comuns e geralmente causadas por um de dois fatores: uma infecção ou uma reação a um produto que você está usando, como esmalte de unha. À medida que a infecção piora, o leito ungueal pode retrair e as unhas podem engrossar e cair. As novas unhas devem ficar claras novamente. Mas se a cor permanecer, pode ser um sinal de um problema maior. Uma das causas mais comuns de unhas amarelas é uma infecção fúngica.

Unhas amarelas

Unhas azuladas

Unhas com um tom azulado podem significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Isso pode indicar um problema pulmonar, como enfisema. Alguns problemas cardíacos podem estar associados a unhas azuladas.

Unhas azuladas

Unhas onduladas

Você já notou cristas que parecem pequenas ondas horizontais ou verticais em suas unhas? Cristas verticais geralmente aparecem mais tarde na vida e estendem-se da ponta da unha até a cutícula. Contanto que não sejam acompanhados por outros sintomas, como mudanças na cor, eles são considerados benignos. Por outro lado, as cristas horizontais, também chamadas de linhas de Beau, são um sinal de um sintoma mais sério.

Consulte um médico para descobrir a causa subjacente. Cristas verticais podem ser indicativas de anemia por deficiência de ferro, enquanto as linhas horizontais podem apontar para uma condição subjacente, como doença renal, que pode realmente parar o crescimento das unhas até que o problema seja tratado.

Unha ondulada

Unha com manchas brancas

As manchas brancas espalhadas nas unhas, que geralmente começam a aparecer por volta da idade escolar, podem significar uma deficiência de zinco”, explica Norris. “Normalmente, 30 miligramas por dia de zinco durante três meses irão aliviar isso.” Outras causas possíveis incluem: uma reação alérgica, uma infecção fúngica, lesão na sua unha.

 

Unha com manchas brancas

Unha fraca ou mole

Unhas moles que quebram ou dobram facilmente antes de quebrarem, podem ser causadas por superexposição à umidade ou produtos químicos – pense em detergentes, líquidos de limpeza, tratamentos para unhas e removedor de esmalte.

Evite colocar produtos químicos em volta das unhas. Vá com naturalidade para dar às suas unhas uma chance de se recuperar. As unhas fracas estão provavelmente associadas a uma deficiência de vitaminas B , cálcio, ferro ou ácidos graxos. Norris explica que é melhor não tomar ferro como suplemento, a menos que você saiba que tem deficiência. Em vez disso, comece a tomar um multivitamínico que inclua cálcio e vitaminas B.

Unhas fracas ou moles

Unhas secas e rachadas ou quebradiças

Oficialmente chamada de onicosquizia , as unhas quebradiças geralmente são causadas por repetidas umedecimento e ressecamento das unhas, portanto, você deve usar luvas ao molhar as mãos, como ao lavar a louça. As unhas também podem descascar se você molhar as mãos por muito tempo em água com sabão.

Aqui está um truque para descobrir se é uma causa interna ou externa: suas unhas dos pés também estão descascando? Nesse caso, pode ser uma causa interna, como deficiência de ferro. Os especialistas alertam que o hipotireoidismo também pode causar unhas fracas e quebradiças, assim como a deficiência de ferro.

Unhas secas e quebradiças

Unha fofa, inchada ou vermelha 

Se a pele ao redor da unha parecer vermelha e inchada, isso é conhecido como inflamação da prega ungueal. Pode ser o resultado de lúpus ou outro distúrbio do tecido conjuntivo.

Unha fofa, inchada ou vermelha

Unha com linhas escuras

As linhas escuras abaixo da unha devem ser investigadas o mais rápido possível. Às vezes, são causados ​​por melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele.

Unhas com linhas escuras

Unhas roídas

Geralmente a mania de roer as unhas começa na infância e muitas vezes nem tem uma razão aparente, mas a criança que rói a unha, se torna um adulto que rói a unha. Entretanto, o que na infância era uma mania, se agrava muito em situações de estresse e/ou ansiedade persistente. Roer ou arrancar as unhas também tem sido associado ao transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade e até mesmo depressão. Se você não consegue parar de roer as unhas, vale muito a pena buscar ajuda de um profissional da saúde mental em conjunto com uma dieta assistida por um nutricionista.

Unhas roídas

Unhas saudáveis

Unhas saudáveis ​​são consideradas lisas, sem descoloração e podem apresentar curvas brancas arredondadas. As pequenas curvas brancas arredondadas na base da sua unha, são chamadas de luas da unha, com base na palavra latina lunula (luas pequenas). Mas nem todo mundo as tem. O que significa se você não tiver? Na maioria das vezes, isso não significa nada de errada e elas podem simplesmente estar escondidos sob sua pele. Mas se elas geralmente são aparentes e desapareceram, pode ser um sinal de: desnutrição, depressão, anemia.

 

Da redação de Portal Raízes. Editado a partir do estudos dos especialistas: Adriana Vilarinho, membro da Academia Americana de Dermatologia; Dra. Sara Norris , médica naturopata de Los Angeles e o Dr. Mark Benor , professor assistente clínico de medicina familiar na Keck School of Medicine. As informações contidas neste artigo são apenas para fins informativos. Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos, e não se esqueça de comentar. Pois isto contribui para que continuemos trazendo conteúdos incríveis para você. Siga o Portal Raízes também no FacebookYoutube e Instagram.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.