Não é facilitando a vida dos filhos que eles serão fortes, é o contrário – Wendell Carvalho

Portal Raízes

Pais que facilitam a vida dos filhos os torna fracos e com tendências a levar uma vida difícil no futuro. Sim, uma sociedade forte é formada por indivíduos maduros emocionalmente. Sem espaço para vitimismo. Simples assim!

Nossa geração está se tornando cada vez mais fraca, e se não dificultarmos a vida dos nossos filhos, a tendência é apenas piorar. Mães que não deixam uma criança de 7 anos descascar uma banana, pais que não permitem seus filhos brincarem nos parquinhos da cidade para não se machucarem… É um excesso de proteção que faz muito mais mal, do que bem!

Dificultar a vida dos filhos não é colocá-los em perigo, mas mostrar a eles, desde cedo, que precisam aprender a ter responsabilidades e se esforçar para conseguir o que desejam.

Fazer de tudo pelos seus filhos e protegê-los de todas as frustrações da vida é o melhor caminho para torná-los adultos frágeis, inseguros e inúteis. É isso o que você quer? Espero que não. Então, mães: não sejam boazinhas. Pais: estejam presentes e façam a disciplina acontecer na sua casa. Essa é a melhor forma para ajudarmos a construir uma sociedade forte.

5 dicas para criar filhos fortes

1 – Ensine seus filhos a fazerem pequenas tarefas domésticas

Com 4 anos a criança já pode guardar os brinquedos, retirar pratos da mesa, regar plantas, ajudar a guardar as compras… Além disso pode ajudar os pais a levarem pequenos sacos de lixo para fora. (Veja aqui a tabela Montessori de atividades para crianças conforme suas idades)

2 – Aprenda a dizer ‘não’

Muitos pais morrem de medo de falar ‘não’ para seus filhos. Dizer a eles que nem tudo é permitido, ou que, não é possível fazer na hora o que desejam, irá ajudá-los a desenvolver resiliência e aprender a lidar com a frustração. (veja aqui: O poder do ‘Ainda Não’)

3 – Mostre o valor das coisas

Ensine aos seus filhos que tudo tem um preço a ser pago e que isso é incrível. Mostre que graças ao trabalho dos pais, eles podem se alimentar e ter onde morar. Desenvolva neles essa mentalidade de trabalho desde cedo. (Leia aqui: 12 Sinais de que você está criando seu filho para ser escravo).

4 – Matricule seu filho em aulas que o faça adquirir disciplina

Pode ser judô, balé, natação… o importante é mantê-lo ativo e em um ambiente onde possa desenvolver a disciplina. Isso é essencial para a formação de caráter dos pequenos.

5 – Permita que ele seja criança

Parece óbvio, mas muitos pais não permitem que seus filhos sejam crianças. Deixe seu filho brincar na terra, se sujar, se ralar, pois essas coisas são fundamentais para deixá-lo forte e corajoso para enfrentar a vida. (Leia aqui: Brincar é trabalho de criança)

Organizado pela redação de Portal Raízes a partir dos estudos do especialista em mudanças, Wendell Carvalho (foto e texto), conhecido nacionalmente por sua energia, dinamismo e pelo uso de ferramentas cientificas para mudança de crenças e atitudes,  estudou nos EUA com o mestre da motivação Anthony Robbins e com o guru da riqueza T. Harv Eker.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.