Falo, primeiramente como pai, que os pais que facilitam a vida dos filhos os torna fracos e com tendências a levar uma vida difícil no futuro. Sim, uma sociedade forte é formada por indivíduos maduros emocionalmente.
Nossa geração está se tornando cada vez mais fraca, e se não “dificultarmos”, com o equilíbrio entre o afeto e os limites, a vida dos nossos filhos, a tendência é apenas piorar. Mães que não deixam uma criança de 7 anos descascar uma banana, pais que não permitem seus filhos brincarem nos parquinhos da cidade para não se machucarem… É um excesso de proteção que faz muito mais mal, do que bem!
Dificultar a vida dos filhos não é colocá-los em perigo ou trata-los com violência física, verbal ou psicológica, mas mostrar a eles, desde cedo, que precisam aprender a ter responsabilidades e se esforçar para conseguir o que desejam.
Fazer de tudo pelos seus filhos e protegê-los de todas as frustrações da vida é o melhor caminho para torná-los adultos frágeis, inseguros e inúteis. É isso o que você quer? Espero que não. Então, mães: não sejam boazinhas no sentido permissiva em excesso. Pais: estejam presentes e façam a disciplina acontecer na sua casa, primeiro por intermédio do seu exemplo. Essa é a melhor forma para ajudarmos a construir uma sociedade forte.
Com 4 anos a criança já pode guardar os brinquedos, retirar pratos da mesa, regar plantas, ajudar a guardar as compras… Além disso pode ajudar os pais a levarem pequenos sacos de lixo para fora. (Veja aqui a tabela Montessori de atividades para crianças conforme suas idades)
Muitos pais morrem de medo de falar ‘não’ para seus filhos. Dizer a eles que nem tudo é permitido, ou que, não é possível fazer na hora o que desejam, irá ajudá-los a desenvolver resiliência e aprender a lidar com a frustração. (veja aqui: O poder do ‘Ainda Não’)
Ensine aos seus filhos que tudo tem um preço a ser pago e que isso é incrível. Mostre que graças ao trabalho dos pais, eles podem se alimentar e ter onde morar. Desenvolva neles essa mentalidade de trabalho desde cedo. (Leia aqui: 12 Sinais de que você está criando seu filho para ser escravo).
Pode ser judô, balé, natação… o importante é mantê-lo ativo e em um ambiente onde possa desenvolver a disciplina. Isso é essencial para a formação de caráter dos pequenos.
Parece óbvio, mas muitos pais não permitem que seus filhos sejam crianças. Deixe seu filho brincar na terra, se sujar, se ralar, pois essas coisas são fundamentais para deixá-lo forte e corajoso para enfrentar a vida. (Leia aqui: Brincar é trabalho de criança)
Wendell Carvalho (foto e texto), conhecido nacionalmente por sua energia, dinamismo e pelo uso de ferramentas científicas para mudança de crenças e atitudes, estudou nos EUA com o mestre da motivação Anthony Robbins e com o guru da riqueza T. Harv Eker.
Quem convive com fibromialgia ou dor crônica sabe bem como é acordar cansado, mesmo depois…
Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…
A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…
No âmago da criação, estamos imersos num paradoxo: amar significa acolher, mas também recusar. Essa…
A depressão é um distúrbio do humor que vai muito além da tristeza passageira. Ela…