Categories: Pais e Filhos

Não é facilitando a vida dos filhos que eles serão fortes, é o contrário – Wendell Carvalho

Falo, primeiramente como pai, que os pais que facilitam a vida dos filhos os torna fracos e com tendências a levar uma vida difícil no futuro. Sim, uma sociedade forte é formada por indivíduos maduros emocionalmente.

Nossa geração está se tornando cada vez mais fraca, e se não “dificultarmos”, com o equilíbrio entre o afeto e os limites, a vida dos nossos filhos, a tendência é apenas piorar. Mães que não deixam uma criança de 7 anos descascar uma banana, pais que não permitem seus filhos brincarem nos parquinhos da cidade para não se machucarem… É um excesso de proteção que faz muito mais mal, do que bem!

Dificultar a vida dos filhos não é colocá-los em perigo ou trata-los com violência física, verbal ou psicológica, mas mostrar a eles, desde cedo, que precisam aprender a ter responsabilidades e se esforçar para conseguir o que desejam.

Fazer de tudo pelos seus filhos e protegê-los de todas as frustrações da vida é o melhor caminho para torná-los adultos frágeis, inseguros e inúteis. É isso o que você quer? Espero que não. Então, mães: não sejam boazinhas no sentido permissiva em excesso. Pais: estejam presentes e façam a disciplina acontecer na sua casa, primeiro por intermédio do seu exemplo. Essa é a melhor forma para ajudarmos a construir uma sociedade forte.

5 dicas para criar filhos fortes

1 – Ensine seus filhos a fazerem pequenas tarefas domésticas

Com 4 anos a criança já pode guardar os brinquedos, retirar pratos da mesa, regar plantas, ajudar a guardar as compras… Além disso pode ajudar os pais a levarem pequenos sacos de lixo para fora. (Veja aqui a tabela Montessori de atividades para crianças conforme suas idades)

2 – Aprenda a dizer ‘não’

Muitos pais morrem de medo de falar ‘não’ para seus filhos. Dizer a eles que nem tudo é permitido, ou que, não é possível fazer na hora o que desejam, irá ajudá-los a desenvolver resiliência e aprender a lidar com a frustração. (veja aqui: O poder do ‘Ainda Não’)

3 – Mostre o valor das coisas

Ensine aos seus filhos que tudo tem um preço a ser pago e que isso é incrível. Mostre que graças ao trabalho dos pais, eles podem se alimentar e ter onde morar. Desenvolva neles essa mentalidade de trabalho desde cedo. (Leia aqui: 12 Sinais de que você está criando seu filho para ser escravo).

4 – Matricule seu filho em aulas que o faça adquirir disciplina

Pode ser judô, balé, natação… o importante é mantê-lo ativo e em um ambiente onde possa desenvolver a disciplina. Isso é essencial para a formação de caráter dos pequenos.

5 – Permita que ele seja criança

Parece óbvio, mas muitos pais não permitem que seus filhos sejam crianças. Deixe seu filho brincar na terra, se sujar, se ralar, pois essas coisas são fundamentais para deixá-lo forte e corajoso para enfrentar a vida. (Leia aqui: Brincar é trabalho de criança)

Wendell Carvalho (foto e texto), conhecido nacionalmente por sua energia, dinamismo e pelo uso de ferramentas científicas para mudança de crenças e atitudes,  estudou nos EUA com o mestre da motivação Anthony Robbins e com o guru da riqueza T. Harv Eker.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A presença calma do adulto organiza o caos emocional infantil – Rafa Guerrero

Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…

45 minutos ago

No Reino Unido novo currículo escolar inclui aulas sobre respeito às mulheres

Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…

2 horas ago

Infidelidade conjugal, e agora? Reconstruir a relação ou seguir em frente sem repetir feridas?

Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…

1 dia ago

“Não adianta saber resolver equações, se não tiver educação emocional”

"Os jovens com maior domínio de suas emoções têm melhor desempenho acadêmico, maior capacidade de…

2 semanas ago

“Todo jardim começa com um sonho de amor” – Rubem Alves

Antes da terra ser remexida, antes da semente tocar o chão, algo já aconteceu no…

2 semanas ago

“Em qualquer indivíduo existem forças criadoras e autocurativas” – Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905, em Maceió, Alagoas, e deixou este mundo em…

2 semanas ago