O que fazer quando a vida perde a graça? – Por Augusto Cury

Portal Raízes

“O excesso de atividades, o excesso de informações, o excesso de trabalho dentro de um sistema opressor têm levado os trabalhadores aos mais altos índices do Síndrome do Pensamento Acelerado, que é a ansiedade, essa doença que não há médico que cure.

Jesus, o homem mais inteligente da história, abordou sobre os aspectos da ansiedade. Em Mateus 6:25/26, Jesus diz o seguinte: ‘Não estejais ansiosos quanto à vossa vida… Olhai os lírios do campo’.  Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.

Muitas pessoas, infelizmente, têm todos os motivos para aplaudir a vida, mas são tristes, depressivas, pessimistas. Eu particularmente falo que uma pessoa verdadeiramente feliz, não é aquela que recebe muitos aplausos, mas é aquela que faz muito das pequenas coisas; é aquela que contempla o belo, que observa as flores, observa o sorriso das crianças; é aquela que é capaz de dividir seus pesadelos para transformar seu caos em oportunidade criativa. Não tenha medo da vida. Tenha medo sim, de não vivê-la intensa e inteligentemente. Todos os dias contemple o belo. Abra o seus olhos, há um mundo que sorri para você, esperando você sorrir para ele”. Augusto Cury

(A primeira parte deste texto é um excerto do livro O homem mais inteligente do mundo. A segunda parte é transcrição do vídeo abaixo: O que fazer quando a vida perde a Graça. Seleção e transcrição feitas por Portal Raízes)

TBT do primeiro vídeo do canal “Cury Responde”#RepostQueridos amigos, é com muita satisfação que venho apresentar a primeira resposta de um novo canal que acabamos de criar: “Cury responde”. Compartilhe esse vídeo com alguém que precisa dessa mensagem. Continue acompanhando pois em breve estarei selecionando e respondendo novas perguntas.Forte abraço!

Posted by Augusto Cury on Thursday, October 10, 2019

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.