“O excesso de atividades, o excesso de informações, o excesso de trabalho dentro de um sistema opressor têm levado os trabalhadores aos mais altos índices do Síndrome do Pensamento Acelerado, que é a ansiedade, essa doença que não há médico que cure.
Jesus, o homem mais inteligente da história, abordou sobre os aspectos da ansiedade. Em Mateus 6:25/26, Jesus diz o seguinte: ‘Não estejais ansiosos quanto à vossa vida… Olhai os lírios do campo’. Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.
Muitas pessoas, infelizmente, têm todos os motivos para aplaudir a vida, mas são tristes, depressivas, pessimistas. Eu particularmente falo que uma pessoa verdadeiramente feliz, não é aquela que recebe muitos aplausos, mas é aquela que faz muito das pequenas coisas; é aquela que contempla o belo, que observa as flores, observa o sorriso das crianças; é aquela que é capaz de dividir seus pesadelos para transformar seu caos em oportunidade criativa. Não tenha medo da vida. Tenha medo sim, de não vivê-la intensa e inteligentemente. Todos os dias contemple o belo. Abra o seus olhos, há um mundo que sorri para você, esperando você sorrir para ele”. Augusto Cury
(A primeira parte deste texto é um excerto do livro O homem mais inteligente do mundo. A segunda parte é transcrição do vídeo abaixo: O que fazer quando a vida perde a Graça. Seleção e transcrição feitas por Portal Raízes)
Nas últimas décadas, temos assistido a um fenômeno inquietante: enquanto crianças são pressionadas a amadurecer…
Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…
O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…
A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…
Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…
Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…