Psicologia e Comportamento

O que fazer quando a vida perde a graça? – Por Augusto Cury

“O excesso de atividades, o excesso de informações, o excesso de trabalho dentro de um sistema opressor têm levado os trabalhadores aos mais altos índices do Síndrome do Pensamento Acelerado, que é a ansiedade, essa doença que não há médico que cure.

Jesus, o homem mais inteligente da história, abordou sobre os aspectos da ansiedade. Em Mateus 6:25/26, Jesus diz o seguinte: ‘Não estejais ansiosos quanto à vossa vida… Olhai os lírios do campo’.  Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.

Muitas pessoas, infelizmente, têm todos os motivos para aplaudir a vida, mas são tristes, depressivas, pessimistas. Eu particularmente falo que uma pessoa verdadeiramente feliz, não é aquela que recebe muitos aplausos, mas é aquela que faz muito das pequenas coisas; é aquela que contempla o belo, que observa as flores, observa o sorriso das crianças; é aquela que é capaz de dividir seus pesadelos para transformar seu caos em oportunidade criativa. Não tenha medo da vida. Tenha medo sim, de não vivê-la intensa e inteligentemente. Todos os dias contemple o belo. Abra o seus olhos, há um mundo que sorri para você, esperando você sorrir para ele”. Augusto Cury

(A primeira parte deste texto é um excerto do livro O homem mais inteligente do mundo. A segunda parte é transcrição do vídeo abaixo: O que fazer quando a vida perde a Graça. Seleção e transcrição feitas por Portal Raízes)

 

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Mesmo em repouso, quem convive com fibromialgia gasta energia como se estivesse numa maratona

Quem convive com fibromialgia ou dor crônica sabe bem como é acordar cansado, mesmo depois…

1 semana ago

O programa de 8 semanas para o bem-estar emocional, segundo médico de Harvard

Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…

2 semanas ago

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo, diz a neurociência

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…

3 semanas ago

“Aceitar o meu TDAH me fez parar de lutar contra mim mesma” – Ana Beatriz Barbosa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…

3 semanas ago

“Amar os filhos é também de dizer NÃO ao que tem que ser recusado” – Cortella

No âmago da criação, estamos imersos num paradoxo: amar significa acolher, mas também recusar. Essa…

1 mês ago

Depressão e o Esquema de Fracasso: quando a infância deixa marcas na vida adulta

A depressão é um distúrbio do humor que vai muito além da tristeza passageira. Ela…

2 meses ago