“O excesso de atividades, o excesso de informações, o excesso de trabalho dentro de um sistema opressor têm levado os trabalhadores aos mais altos índices do Síndrome do Pensamento Acelerado, que é a ansiedade, essa doença que não há médico que cure.
Jesus, o homem mais inteligente da história, abordou sobre os aspectos da ansiedade. Em Mateus 6:25/26, Jesus diz o seguinte: ‘Não estejais ansiosos quanto à vossa vida… Olhai os lírios do campo’. Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.
Muitas pessoas, infelizmente, têm todos os motivos para aplaudir a vida, mas são tristes, depressivas, pessimistas. Eu particularmente falo que uma pessoa verdadeiramente feliz, não é aquela que recebe muitos aplausos, mas é aquela que faz muito das pequenas coisas; é aquela que contempla o belo, que observa as flores, observa o sorriso das crianças; é aquela que é capaz de dividir seus pesadelos para transformar seu caos em oportunidade criativa. Não tenha medo da vida. Tenha medo sim, de não vivê-la intensa e inteligentemente. Todos os dias contemple o belo. Abra o seus olhos, há um mundo que sorri para você, esperando você sorrir para ele”. Augusto Cury
(A primeira parte deste texto é um excerto do livro O homem mais inteligente do mundo. A segunda parte é transcrição do vídeo abaixo: O que fazer quando a vida perde a Graça. Seleção e transcrição feitas por Portal Raízes)
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…
Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…
Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…
Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…
Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…