O Dia dos Namorados é o dia de mostrar o amor, afeto e cuidado para com os nossos entes queridos. Neste dia, famílias, amigos e casais trocam cartões, presentes, flores e outros símbolos para contar os seus sentimentos. No dia 14 de fevereiro de cada ano, celebra-se o Dia dos Namorados.

Antes do dia 14 pode, também, celebrar a Semana dos Namorados. Cada dia tem um significado: Dia das Rosas, Dia de expressar o amor, Dia do Chocolate, Dia do urso de peluche, Dia dos Beijos e Dia dos Abraços.

Sendo este dia muito importante para os portugueses, a Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, decidiu dar-lhe as melhores cidades para passar o Dia dos Namorados e surpreender o seu amor.

1. Lisboa

Em primeiro lugar, Lisboa, a melhor cidade para os românticos. Com 210 pesquisas mensais para “restaurantes românticos” não é de espantar que apareça em primeiro lugar. Ruas belíssimas com um calçado característico, vinhos de classe mundial, marisco fresco, os sons apaixonados do fado, e o pôr do sol cor-de-rosa – estas são apenas algumas razões para considerar passar o Dia dos Namorados em Lisboa.

Holidu tip: Encante a sua pessoa especial com um passeio de barco pelo rio Tejo, sempre melhor ao fim da tarde para contemplar as 7 colinas de Lisboa banhadas por um suave brilho dourado.

2. Porto

Em segundo lugar, com 1600 pesquisas mensais de “cinema” encontramos o Porto. É a cidade ideal para uma escapadinha romântica. Com ruas pouco iluminadas e esquinas escuras que convidam a beijos marotos, o encantador rio Douro, e uma atmosfera nostálgica típica de Portugal, o Porto acolhe almas românticas à procura de uma visita memorável.

Holidu tip: Caminhar nos jardins do Palácio de Cristal é definitivamente uma das coisas mais românticas a fazer no Porto! Não há como não adorar: jardins são deslumbrantes, pavões e uma magnífica vista (romântica!) sobre a cidade.

3. Cascais

No lugar mais baixo do pódio, com 320 pesquisas mensais para “florista” temos Cascais. Este extraordinário concelho à beira mar tem muito para contar. Uma costa marítima com 30 quilómetros, com praias de natureza selvagem e o azul do Oceano Atlântico com o verde da Serra de Sintra numa paisagem única que continua a merecer ser imortalizada num postal, vão deixá-lo sem palavras.

Holidu tip: Visitar a Boca do inferno com a sua cara-metade vai ser das melhores experiências da sua vida. Não é exagero! Em dias de águas agitadas é possível ouvir o som da água a bater nas rochas, um som tão único que faz uma analogia com o nome do local. Contemple a beleza do local a partir do topo e observe o sol a deitar-se sobre o azul do mar.

4. Braga

Em quarto lugar encontramos Braga com 80 pesquisas mensais para “restaurantes românticos”. Uma das cidades mais antigas e com mais história do nosso país, imperdível para casais que gostam de história. Não é por acaso que Braga é conhecida por ser a Roma de Portugal, repleta de monumentos e catedrais, sem dúvida um destino a não perder como casal.

Holidu tip: Passeio pela igreja Bom Jesus do Monte. Apesar da sua interminável escadaria, a vista e a própria igreja conseguem reacender qualquer chama no relacionamento. Agarre a mão da sua cara-metade e não mais a largue enquanto olha à sua volta.

5. Coimbra

A cidade dos amores encontra-se em quinto lugar. Foi palco de uma das mais belas e trágicas histórias de amor que ainda hoje povoa o imaginário Português: o amor proibido entre D. Pedro de Portugal e D. Inês de Castro. A Quinta das Lágrimas é um dos locais da cidade mais procurados por casais apaixonados, mas Coimbra está repleta de outros lugares românticos, como os seus jardins, dos quais se destacam o Jardim Botânico, o Penedo da Saudade e o Parque Verde do Mondego. A própria Universidade contempla diversos lugares que servem de cenário a encontros e reencontros onde tantas vezes se trocam juras de amor.

Holidu tip: Na Quinta das Lágrimas pode encontrar a Fonte das Lágrimas, nome oriundo das lágrimas que foram derramadas por Inês no momento em que foi assassinada. É obrigatório, numa visita a este espaço, que se deixe contagiar pelo romantismo passeando pelos seus jardins e pelo famoso canal do amor.

6. Guimarães

Em sexto lugar, com 80 pesquisas mensais para “restaurantes românticos” temos Guimarães. Esperemos que tenha a sorte de estar nesta cidade com o seu amor ao anoitecer, momentos logo após o pôr do sol, tornando o céu azul brilhante, mas ainda escuro o suficiente para a cidade acender todas as suas luzes decorativas. Bem-vindos ao conto de fadas que é Guimarães. Para os casais que também procuram cultura nas suas viagens, o centro histórico da cidade é Património Mundial desde 2001, e durante 2012 a cidade foi Capital Europeia da Cultura.

Holidu tip: Palácio dos Duques de Bragança, este é um dos locais de visita obrigatória em Guimarães para casais, dado que Alfonso Henriquez o construiu para os seus encontros amorosos.

7. Vila Nova de Gaia

Imagine toda uma cidade junto à foz de um rio, um conjunto vibrante de atividades românticas, um valioso património cultural ligado ao mar, dezenas de hectares de espaços verdes para piqueniques com a sua cara-metade, contacto com a vida selvagem e vários quilómetros de praias de areia branca para andar de mão dada. Está a conseguir imaginar? Basta atravessar o Douro. Bem-vindo a Vila Nova de Gaia!

Holidu tip: Atreva-se ao passeio de teleférico a 300 metros de altitude, daqui poderá contemplar a zona histórica do Porto, os telhados das caves de Gaia, a Ribeira, os Clérigos e o Douro em todo o seu esplendor. Será a altura perfeita para roubar um beijinho ao seu amor e desfrutar da vista.

8. Viseu

Em oitavo lugar no ranking temos Viseu. O segredo para estar nesta classificação? Em primeiro lugar ter 590 pesquisas mensais para “florista” e em segundo a sua incrível arte e cultura que tanto atraem casais. Uma antiga catedral que se ergue sobre Viseu, as cénicas ruelas empedradas e as suas vastas praças, são algumas das maravilhas que poderá encontrar neste destino.

Holidu tip: Perder-se no parque do Fontelo com a sua cara-metade! Um passeio por este desafogado espaço de lazer, onde património natural e histórico se aliam. Prepare um piquenique supresa e desfrute da natureza à sua volta.

9. Ponta Delgada

Em nono lugar na nossa classificação, Ponta Delgada. Da natureza à gastronomia, vai ter tanto por onde escolher! Ponta Delgada com o seu clima ameno durante o ano permite atividades românticas no exterior. Ver baleias no mar, passear por jardins belíssimos, mercados para comprar lembranças e grutas escondidas. Diga lá se não são ótimas atividades para fazer a dois?

Holidu tip: Dia romântico a dois: Comece o dia por um passeio pela Avenida Infante D.Henrique de mão dada, de seguida faça uma paragem no Mercado da Graça e por fim visite a Igreja de São Sebastião da Pedreira

10. Funchal

Em último lugar da classificação encontramos o Funchal, com 530 pesquisas para “Florista”. Não existe possível desculpa para não pegar nas malas e ir para o Funchal passar o dia 14 de fevereiro. Aqui poderá esperar romance durante todo o ano, desde jantar em lugares requintados, a massagens para dois, nascer e pôr do sol de tirar o fôlego, e muitas flores e chocolates, o que mais pode desejar para o Dia dos Namorados?

Holidu tip: Comprar flores no mercado dos Lavradores. As flores são a forma mais barata e perfumada de ganhar o coração de uma donzela, dirija-se às floristas na entrada principal, que usam os vestidos tradicionais madeirenses. Com tanta variedade vai sempre conseguir surpreender o seu amor!

Casal, Crédito Boris SV via Flickr

Metodologia

De modo a realizar este estudo, a Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, analisou um total de 50 municípios e cidades. O principal objetivo era determinar a melhor cidade/ município a visitar para o Dia dos Namorados. Para cada uma das cidades e municípios, graças aos dados extraídos, analisámos o volume de pesquisas mensais na internet para: noite romântica no “município”, escapadela romântica no “município”, hotel romântico no “município”, restaurante romântico no “município”, São Valentim, em “município”, florista em “município”, chocolataria em “município”, joalharia em “município”, cinema no ‘município’. No final foram somados estes volumes de pesquisa surgindo assim uma classificação final.

Sobre a Holidu: A missão da Holidu é tornar, finalmente, a procura e reserva de casas-de-férias fácil. O motor de pesquisa permite aos viajantes encontrar o melhor alojamento, ao preço mais baixo. A empresa também ajuda os proprietários dos alojamentos a aumentar as suas reservas com menos trabalho através de software e soluções sob o nome Bookiply. Os irmãos Johannes e Michael Siebers fundaram a Holidu em 2014.

Para mais informação sobre a Holidu, visite-nos na Internet em www.holidu.pt e em https://www.holidu.pt/press

Contacto:
Salvador Nogueira, PR & Online Marketing Portugal
E-mail: [email protected]

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram www.instagram.com/holidu/
Instagram www.instagram.com/lifeatholidu/
Facebook www.facebook.com/holidu
Twitter www.twitter.com/Holidu LinkedIn www.linkedin.com/company/holidu/

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.