Os cristãos precisam entender que até Jesus sentiu depressão

Portal Raízes

“Eu que fui um dos maiores ateus que já pisou nessa terra, fiquei espantado quando o estudei sob os ângulos da psiquiatria, psicologia, sociologia e psicopedagogia, como Jesus antecipou dois mil anos a ansiedade e a depressão.

Jesus disse em Mateus 6:25: ‘Não estejais ansiosos quanto à vossa vida’. Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.

Os cristãos costumam ser as pessoas que mais dão trabalho para tratamentos, porque acham que não precisam. Qual o problema? Quando eu estudei a mente de Jesus pela percepção humana eu fiquei perplexo. Uma das coisas que me deixou assombradamente positivo foi que ele chamou três alunos que iriam decepcioná-lo (Pedro, que o trairia; Tiago, que o abandonaria; e João, que seria preso), mas foi para esses jovens que ele disse: ‘a minha alma está deprimida até a morte’.

‘E levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir grande temor e profunda angústia. E compartilhou com eles: Minha alma está extremamente triste até à morte; ficai pois aqui e vigiai comigo. Caminhou um pouco mais adiante e, prostrando-se, orava para que, se possível, aquela hora fosse afastada dele’. (Marcos 14: 34/35)

E eu me perguntava: que homem é esse que, no auge da sua fama, decide se abrir para três jovens que iriam decepcioná-lo? Enquanto cristãos do mundo todo não tem coragem de não esconder sua dor? Dissimulam e se escondem atrás de seus títulos. Isso é uma atrocidade, uma violência contra a própria saúde emocional. Ele (Jesus) deu o exemplo da pessoa que, para ser grande, tem que se tornar pequena para deixar os pequenos, grandes”. (Excerto de uma entrevista de Augusto Cury ao canal Pleno News)

Leia também: A depressão e o suicídio entre os cristãos. Por que os pastores estão se matando?

Assista no vídeo abaixo a entrevista completa que o doutor Augusto Cury concedeu ao canal Pleno News:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.